Empresa piauiense “Casa Apis” exportará dois contêineres de mel antes de “tarifaço de Trump”

Produtores e exportadores piauienses se articulam para comercializar produtos antes que o “Tarifaço de Trump” em vigor. No Piauí um dos maiores exportadores de mel, a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), de Picos, prepara o envio de dois contêineres do produto nesta sexta-feira (1º) para serem exportados para os Estados UnidosO mel é um dos produtos que será atingido pela nova política tarifária norte-americana que taxará em 50% as exportações a partir de quarta-feira (6).

O diretor-geral da Casa Apis, Sitonho Dantas, informou que os contêineres devem chegar ao porto ainda nesta sexta-feira, com embarque previsto para o fim de semana. Segundo ele, a tarifa de 50% será assumida pelos importadores do mel piauiense.

“Estamos preparando dois contêineres que seguirão para o porto ainda hoje. A responsabilidade do exportador termina no momento em que o mel é entregue no porto. A partir do momento em que o produto está no porão do navio, a responsabilidade passa a ser do importador. Estamos retomando as exportações e encaminhando os contêineres. Os importadores é que arcarão com a tarifação”, disse.

Casa Apis exporta mel para os EUA antes do tarifaço de Trump - Notícia  Direta

Sobre a parceria com empresas norte-americanas, Dantas destacou que os contratos estão firmados até dezembro de 2025. Após esse período, será necessário renegociar com os compradores.

“Temos contratos até dezembro, então precisaremos de habilidade para garantir a renovação. Com certeza vamos enfrentar algumas dificuldades e prejuízos imediatos. Mas seguimos como líderes na produção de mel no Nordeste”, pontuou.

Casa Apis já faturou quase R$ 6 milhões em 2015

A tarifação de 50% no setor da apicultura, determinada pelo presidente Donald Trump, chega ao final da safra de mel no Piauí. No entanto, alguns apicultores piauienses já iniciam uma nova fase de produção no segundo semestre, em estados vizinhos, o setor teme prejuízos.

Com informações da Ascom SAF

Deixe um comentário

Portal MPiauí