Na manhã desta quinta-feira (28), empresários e trabalhadores realizaram manifestação em frente ao Palácio da Cidade e do Palácio de Karnak pelo retorno das atividades econômicas.
Eles cobram a apresentação do protocolo para a retomada da economia. Na quarta-feira (27), o governador Wellington Dias, através de videoconferência com vereadores de Teresina, apresentou a proposta de um novo protocolo, que deve nortear o processo de reabertura do comércio e atividades econômicos em todos os municípios.
Dentre os presentes na manifestação, estava o presidente da Federação do Comércio do Piauí, Valdeci Cavalcante, o presidente da Associação dos Oficiais Militares do Piauí, Major Diego Melo, o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí, Andrade Júnior, o ex-presidente da Construção Civil do Piauí, André Baia, o vereador Dr. Lázaro, além de empresários do ramo de academia e de outros setores.
“O trabalho é um direito constitucional assegurado a todos, como a vida, como a liberdade e a dignidade. Se nós não lutarmos agora, nós vamos perder, não vamos mais garantir o futuro da liberdade e da dignidade dos nossos filhos e nossos netos. Estamos aqui, em praça pública, nos humilhando, buscando trabalho. Estamos há 70 dias em um isolamento criminoso e cumprimos com a nossa parte, mas o prefeito e o governador, dizem que ainda não tem uma data porque não estão preparados”, disse Valdeci em cima do caminhão de som.
Uma alternativa, segundo Wellington Dias, seria voltar essas atividades aos poucos. “Outro caminho é liberar as atividades de forma bem gradativa, de acordo com o risco epidemiológico. O que não vamos fazer é liberar as pessoas do grupo de risco, ou seja, as pessoas com mais de 60 anos e as com comorbidades. As empresas que forem reabrir precisam seguir um protocolo de saúde”, disse o governador.