Equipe da UBS Estaca Zero presta atendimento de saúde aos venezuelanos

[ad_1]

Equipe da UBS Estaca Zero atendendo população venezuelana (Foto: Ascom/FMS)

Cerca de 100 consultas foram realizadas nessa quarta-feira (1º) com venezuelanos abrigados no Centro de Treinamento da Emater, localizado na BR 343. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Estaca Zero se fez presente na ação, realizada em parceria com outros entes municipais e estaduais.

A UBS Estaca Zero é responsável por atendimento pela Estratégia Saúde da Família de 36 famílias venezuelanas, que totaliza 120 pessoas. “Disponibilizamos atendimento médico, odontológico e de enfermagem, com aferição de pressão, acompanhamento de peso e altura das crianças, entre outros”, comentou o coordenador da UBS, Jurandi Ferreira.

Os profissionais das UBS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizam visitas regulares aos abrigos, fazem encaminhamentos e acompanhamentos dos venezuelanos para consultas e exames, palestras educativas com temas relacionados ao aleitamento materno, imunização, higiene ambiental e pessoal, saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança e saúde do idoso.

Os atendimentos realizados são de consultas médica e de enfermagem, avaliação do estado nutricional, consultas de puericultura (pós-parto), acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 12 anos, atualização do calendário vacinal e campanhas (covid-19, gripe, vitamina A e pólio), além do fornecimento e administração de antiparasitários sob orientação dos médicos das UBS.

Ao todo, 268 venezuelanos estão recebendo assistência de saúde através das UBS Estaca Zero, Poty Velho, Bela Vista e Memorare.

[ad_2]

Deixe um comentário