Equipe do Hospital de Água Branca participa de curso teórico-prático do teste do coraçãozinho

Os profissionais de Enfermagem do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde (HMSDMA) participaram, nessa quinta-feira (5), do curso teórico-prático do Teste do Coraçãozinho, que será implantado na unidade de saúde.

 

O curso contou com a participação da diretora do HMSDMA, Leila Cristiane Viana Vieira, e foi ministrado pela médica pediatra e neonatologista, Luzia do Santos Bezerra Sales, que falou aos profissionais sobre a importância da realização da oximetria de pulso, conhecida como “teste do coraçãozinho”.

“A finalidade do teste é de diagnosticar doenças ou alterações congênitas que podem prejudicar o desenvolvimento de recém-nascidos, assim como resultar em descobertas precoces para um melhor tratamento”, afirma a diretora Leila Cristine.

 

De acordo com o secretário municipal da Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, o teste do coraçãozinho é muito simples, mas só pode ser realizado entre as 24 e 48 horas de vida do recém-nascido. Serve para detectar a oxigenação do sangue. “Conhecimento nunca é demais e a nossa equipe está sempre antenada aos cursos de capacitação”, frisa.

Para o prefeito Jonas Moura, a capacitação é sinal de que os profissionais do município estão preocupados e antenados a desenvolver cada vez melhor os serviços no hospital municipal. “O teste do coraçãozinho é fundamental para diagnosticar, precocemente, cardiopatias congênitas e o acompanhamento médico no pré-natal da mãe é muito importante para garantir a saúde do bebê”, finaliza.