A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) iniciou a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, no último dia 23 de outubro. O exame será realizado nas unidades de ensino até 10 de novembro e abrange estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Contudo, essa preparação vem sendo feita desde o início do ano e todas as escolas que estão aptas a realizarem o Saeb, estão capacitando seus alunos através de preparatórios.
Na manhã de quinta-feira (26), os alunos da Escola Municipal Clidenor de Freitas Santos participaram de um aulão de preparação para a prova que acontecerá na sexta-feira, dia 27. O aulão foi coordenado pelas diretoras Lindoneide e Maria de Lourdes, com o apoio da coordenadora Jaciara Machado e dos professores David Carvalho, Ângela Silva, Kerolaia Almeida e Karla Aguilar.
Na oportunidade, o preparatório foi desenvolvido com atividades teóricas e práticas das disciplinas de português e matemática. Nas práticas, alunos foram convidados para ir a frente resolver problemas de matemática, e na língua português foram solucionados algumas atividades, como pontuação, concordância e produção textual. As provas de Matemática e Língua Portuguesa estão sendo aplicadas para os estudantes do 2º ano (amostral), 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza estão avaliando os alunos de 5º e 9º anos por amostragem.
Lindoneide de Araújo, diretora da unidade de ensino, enfatizou: “Educação é a chave para o desenvolvimento de nossos estudantes e, por consequência, de nossa cidade. A Semec tem se esforçado para garantir o apoio que os alunos necessitam para realizar uma boa prova. Acreditamos que essa preparação sólida é essencial para o sucesso no Saeb e, a longo prazo, para o progresso educacional de Teresina. Desde o início do ano, temos trabalhado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação para garantir que nossos alunos estejam bem preparados para o exame”, ressalta.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um programa governamental que visa avaliar a qualidade da educação nas escolas de ensino fundamental e médio em todo o país. O programa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).