Escola Municipal Mário Faustino faz mais uma ação do Conexão DNIT

A Escola Municipal Mário Faustino, localizada no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina, desenvolveu mais uma atividade do Programa Conexão DNIT. Com o tema “Os Veículos e os Impactos que Causam ao Meio Ambiente”, a iniciativa, orientada pela professora Antonia Edna, foi voltada para os estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental.

O diretor de Supervisão Pedagógica, Christian Messias, esclarece que a atividade considerou habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao propor um breve comparativo entre os meios e as tecnologias de transporte terrestre antes e depois do Iluminismo. “Os alunos assistiram uma aula de História, que integrou conteúdos históricos e contemporâneos sobre o trânsito e o meio ambiente. Na oportunidade, foi abordada a “questão do Iluminismo e da Ilustração”.

Fotos: Ascom Semec

O Conexão DNIT é o Programa Nacional de Educação para o Trânsito que visa a formação de uma rede de educação para o trânsito alimentada pelo compartilhamento de conhecimentos e por estímulos pedagógicos contínuos, em que participam órgãos e entidades de trânsito, secretarias de educação, escolas, professores, comunidade escolar e sociedade em geral.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Programa Conexão DNIT, promove atividades educativas que unem conhecimento e conscientização sobre questões cruciais para a sociedade.

Na atividade desenvolvida pela escola, através de uma linha do tempo, os alunos tiveram a chance de visualizar e conhecer como os avanços tecno-científicos dos últimos dois séculos trouxeram efeitos positivos e negativos, como a poluição do ar agravada pelas emissões veiculares.

Christian Messias conta que a aula também incluiu exercícios que estimularam a reflexão dos estudantes sobre maneiras de amenizar o impacto ambiental do trânsito, a fim de promover o uso racional e seguro dos meios de transporte. “Os estudantes foram incentivados a pensar criticamente sobre as práticas sustentáveis que podem adotar no dia a dia para contribuir com a preservação do meio ambiente”, finaliza.