Escola Municipal Murilo Braga promove palestra sobre o bullying

A Escola Municipal Murilo Braga, localizada na zona Norte de Teresina, e o Núcleo de Assistência ao Educando (NAE) juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) realizaram uma palestra sobre conscientização e proteção contra bullying e cyberbullying. A ação tem o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que podem ser verbais, físicas e/ou psicológicas. As agressões humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, levando a depressão, distúrbios comportamentais e, em alguns casos, o suicídio.

O objetivo da ação foi informar os estudantes sobre essa forma de violência que tem grande recorrência no ambiente escolar. Os alunos participaram fazendo questionamentos e tirando dúvidas. A palestra foi conduzida por Guilherme Duarte, advogado membro da OAB-PI. Na oportunidade, ocorreu uma apresentação dos alunos do 5°ano sobre o tema, estudado na disciplina de Teatro com a professora Cristiane Barbosa.

O Projeto interdisciplinar “Todos contra o Bullying” é uma estratégia para o combate ao bullying e o desenvolvimento da Cultura de Paz na Escola Municipal Murilo Braga. “A importância de criação e desenvolvimento deste projeto se dá primeiramente pela necessidade de mostrar a forte influência da prática do bullying, que se tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas”, conta a diretora da unidade de ensino, professora Gildeane Borges.

Discutir as questões ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar é importante, pois proporciona a reflexão e evita que novos casos ocorram nas unidades escolares. “Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola. O projeto interdisciplinar procura fomentar discussões, rever o que foi posto ao longo do tempo e principalmente estimular reflexões e soluções práticas para que o fim do bullying finalmente seja alcançado na escola”, conclui Gildeane.