Foi lançado na Escola Municipal Professor Olímpio Castro, localizada na zona Leste de Teresina, em parceria com a Associação do Desenvolvimento da Arte do Karatê-Dô Tradicional (ASDAKT), o Projeto Aula de Karatê, trazendo benefícios, disciplina e concentração para os alunos.
Francisco José Albuquerque Miranda, presidente da Federação Piauiense de Karatê-Dô Tradicional e presidente da Associação Asdakt está à frente do projeto junto com a escola. As aulas, gratuitas, acontecerão aos sábados, das 8h às 10h, ministradas pelo Sensei Miranda. Serão abertas para os alunos da unidade de ensino e comunidade interessada. Antes de participar, os estudantes se inscrevem através de um pequeno formulário, com a autorização dos pais ou responsáveis.
“Esse projeto visa ampliar o acesso a essa arte marcial oriental, que incorpora a disciplina, o comprometimento e a concentração como focos principais. Um dos critérios para participação são as notas dos alunos”, explica a diretora da Escola Municipal Professor Olímpio Castro de Oliveira, professora Jéssica Barbosa.
A gestora conta ainda que ficou bastante feliz com a parceria, uma vez que “o karatê desenvolve a paciência, a confiança e o autocontrole, além de contribuir com a disciplina, a concentração e o foco. Acredito que a prática desenvolve o aluno numa perspectiva integral, que é o corpo, mente e espirito”.
A aula inaugural do projeto acontecerá no próximo dia 25, com a participação de alguns atletas piauienses, como João Gabriel (campeão panamericano) e Davi Emanuel (5° colocado no Campeonato Brasileiro).