A Escola Municipal Professora Esther Couto, localizada na zona Sul de Teresina, promoveu durante o mês de novembro o “Projeto África-Brasil: Culturas e Saberes”, com a participação de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação, que já acontece há três anos na unidade de ensino, tem como foco a valorização da literatura, arte e música dentro do currículo de Repertório Cultural. Ao longo do mês de novembro, as apresentações culturais, realizadas nas aulas, envolveram todos os alunos.
A culminância do projeto foi marcada por apresentações artísticas, brincadeiras e dramatizações, além de um recital. Dentre as atividades, destacaram-se as apresentações dos alunos do 3º ano, com a peça “Somos Diferentes”, que abordou temas como racismo e preconceito. Já os alunos do 5º ano apresentaram as peças “Negritude” e “Sorriso Negro”, celebrando a cultura negra e promovendo reflexões sobre identidade e diversidade.
A pedagoga da escola, Anabela Cardoso Freitas, destacou que o projeto cresce a cada edição, envolvendo os alunos e a comunidade escolar. Segundo ela, as atividades pedagógicas desenvolvidas durante este mês buscavam ressignificar a prática educativa, com uma abordagem que valoriza a herança cultural africana e sua contribuição para a formação da sociedade brasileira. “A importância desse trabalho está na valorização da cultura africana no Brasil, promovendo um currículo multicultural e intercultural”, afirmou a pedagoga.
As atividades propostas ao longo do mês tiveram como objetivo enriquecer os conhecimentos dos estudantes por meio de experiências culturais e sociais, proporcionando um aprendizado mais amplo e reflexivo sobre a cultura afro-brasileira. Com o sucesso da ação, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Escola Municipal Professora Esther Couto, reafirma seu compromisso com a inclusão, diversidade e o respeito à identidade cultural de seus alunos.