No ano de 2017 a Secretária Municipal de Educação de Conceição do Canindé firmou parceria com o Governo do Estado do Piauí para introduzir nas escolas de Ensino Fundamental de anos finais o Projeto Viva o semiárido.
Esse projeto é um esforço do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA),objetivando justamente a valorização do semiárido .
Durante esses 3 anos com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal em parceria com governo do estado aconteceram oficinas , visita de campo, trabalhos entre outras atividades voltadas para os professores da Unidade Escolar Narciso Almeida e Unidade Escolar Heitor Cavalcante .Ao final dessas atividades as escolas participantes por meio dos professores interessados poderiam apresentar projetos de monitoria e projeto de iniciação a pesquisa.Os professores Agnomaio Silva e Ivanete Sá elaboraram os dois projetos com apoio da diretora Maria Isabel e a Coordenadora Aparecida Arcenio.
O projeto de monitoria teve como tema: Metodologias viáveis para o ensino da matemática através da atividade de monitoria para os alunos da Unidade Escolar Narciso Almeida. Esse projeto será desenvolvido pelo professor de matemática Agnomaio Silva com auxilio de 4 alunas monitoras( Nívia Mirelle, Ana Paula, Alice Maria e Jeici Kelle) que irão Incentivar os alunos a partilhar conhecimentos com os demais e demonstrar a compreensão de problemas matemáticos através da aplicação de jogos e atividades lúdicas, ou seja ajudar os alunos com maiores dificuldades durante 10h semanais no contra turno, lembrando que das 90 vagas disponíveis , somente 15 projetos foram selecionados.
Já o projeto de iniciação a pesquisa tem como tema: Educação no campo: Um processo de contextualização e sustentabilidade. esse projeto será desenvolvido pela professora Ivanete Sá juntamente com o Professor Agnomaio Silva com auxilio de 3 monitores( Antonielly, Maria Flor e Maria Luiza) ) , esse projeto irá Instruir os alunos sobre a compreensão das melhores condições de produção no campo, para assim aplicá-las no ambiente rural, estimular à prática da pesquisa, do conhecimento e sua aplicabilidade nos contextos de vivências dos alunos dessa forma os alunos conscientizam suas famílias à respeito de melhores condições para o desenvolvimento das atividades rurais.
Para o projeto de iniciação a pesquisa a disponibilidade era de 40 vagas , porem somente 26 projetos foram selecionados.Todos os alunos monitores assim como os dois professores serão incentivados com uma bolsa durante 7 meses