Escolas encerram Setembro Amarelo buscando a conscientização

A Campanha “Setembro Amarelo” foi tema de diversas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), através das unidades de ensino da Rede Municipal. Cada unidade estabeleceu as atividades alusivas ao mês dedicado à prevenção da saúde mental. A Escola Municipal Bezerra de Menezes, situada na zona Norte de Teresina realizou uma atividade educativa para encerrar o mês de setembro, dentre elas: palestras, apresentações de vídeos e rodas de conversas.

As ações foram voltadas para professores e alunos do 1º ao 5º ano. A temática foi desenvolvida, oportunizando discutir sobre o bullying, esclarecendo dúvidas e fortalecendo a relação de confiança entre aluno e escola. A escola precisa ser esse espaço não apenas de aprendizado de conteúdos didáticos, mas também de promoção de diálogos, autoconhecimento, interatividade dentre todos.

Por meio destas ações é possível proporcionar algumas ferramentas para que as pessoas possam lidar melhor com as questões de saúde mental, expressando suas emoções e sentimentos e a escola torna-se uma aliada para minimizar essa problemática relacionada à saúde e mental.

As Psicóloga Diana Almeida, Antônia Furtado e Kamila Barbosa que conduziram as atividades realizadas com alunos e professores, e  reiteraram   sobre a importância de conversarmos com alguém da nossa confiança ou com um profissional da área. A diretora Iasminy Rodrigues enfatizou aos alunos que é muito importante o diálogo e a empatia, que devemos ficar atentos às mudanças ou comportamentos das pessoas próximas e que nós da escola podemos acolhê-los quando precisarem de ajuda.

Pedro Ryan Carvalho, aluno do 4 ano , ressalta que gostou muito da palestra porque aprendeu que a vida é um bem precioso e que todos os amigos são importantes. “Eu já sei se a brincadeira é boa ou ruim e sempre procuro não fazer parte de brincadeiras de bullying”, disse.

Portal MPiauí