O governador Wellington Dias (PT) anunciou, nesta segunda-feira (12), que os Estados impetraram hoje com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para bloquear a conta da União até o pagamento do Fundo de Participação do Estado (FPE) retido pelo Governo Federal. Wellington Dias afirmou que o Piauí tem cerca de R$ 1 milhão.
O governador do Piauí foi escolhido pelos governadores do Nordeste para participar, nesta quarta-feira (14), da reunião com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, para entregar a carta do Nordeste, com reivindicações da região e a solicitação de uma reunião do presidente com todos os governadores nordestinos.
Wellington Dias afirmou que com a passagem da nota Carioca para a letra B dada ao Piauí pelo Tesouro Nacional representa que o Estado não tem dívida com a União e pode até conseguir investimentos e empréstimos de bancos internacionais sem o aval do Tesouro Nacional.
“Futuramente vou tratar da escolha dos novos secretários no início de sua nova gestão, em janeiro”, finalizou o governador.
Polícia da França ensina delegados do Piauí a fazer prisões que evitem soltura rápida de criminosos
O adido de Polícia adjunto da Embaixada da França no Brasil, Serge Giordano, disse que técnicos franceses estão qualificando no Piauí delegados no combate às drogas e investigação de homicídios no local do crime.
Ele falou que na França tanto traficantes como usuários de drogas såo presos, mas a pena dos usuários é menor porque são considerados vítimas.
O governador Wellington Dias afirmou que a qualificação de delegados pelos policiais franceses é para evitar prender criminosos e depois soltá-los.