Na última terça-feira (02), a Secretária Municipal de Educação (Semec) realizou a entrega de kits de absorventes para as alunas da Escola Municipal Coronel Boa Vista, localizada no Povoado Fazenda Nova, zona Rural de Teresina. Ao todo, 45 estudantes foram contempladas com os kits. Os absorventes são disponibilizados gratuitamente nas escolas da Rede Municipal de Educação através do Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual, idealizado e desenvolvido pela Semec em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, destaca que a ação realizada é um compromisso do Prefeito Dr. Pessoa e reforça que a iniciativa busca assegurar a dignidade e o bem-estar das estudantes. “Esse programa, que desenvolvemos em parceria com a FMS, por meio de palestras educativas e informativas, vem minimizar a evasão escolar feminina, especialmente de mulheres que estão no seu período menstrual e precisam de seu material de higiene pessoal”, pontua.
O Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual tem o objetivo de reduzir as faltas e a evasão escolar das alunas devido aos transtornos vividos nos períodos menstruais. O projeto consiste no fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino, visando a promoção da saúde e ao enfrentamento da exclusão escolar mediante o combate a precariedade menstrual. Atualmente, a ação funciona em 149 escolas municipais, onde as unidades têm autonomia para realizar a entrega mensalmente às discentes.
Podem participar da iniciativa as alunas matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino, na faixa etária entre 10 a 55 anos, incluídas no Cadastro Único, Número de Identificação Social (NIS) – ou em algum benefício eventual da Prefeitura de Teresina. Legislação municipal, regida pela Lei N° 5.667 de 26 de novembro de 2021 e regulamentada pelo Decreto N° 23.067 de 24 de outubro de 2022, fundamenta a implementação do programa na Rede Pública Municipal.
O diretor da escola, professor Paulo Rodrigues, comenta que a iniciativa tende a acabar com a baixa frequência das alunas que estão em período menstrual. “As discentes se mostraram muito felizes com a ação da Semec e a entrega dos absorventes. Com os kits, as meninas ficam mais tranquilas, porque, mesmo em período menstrual, não precisarão faltar às aulas. A escola já doava absorventes para as estudantes, mas o projeto da Semec é mais amplo e pode atender todas as alunas”, conclui.