Nesta sexta-feira (29), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o despacho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, autorizando o Governo do Piauí a realizar operações de crédito no valor de 2,5 bilhões de reais junto ao Banco do Brasil. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) já havia aprovado a operação em agosto.
Ministro Fernando Haddad autoriza empréstimo de 2,5 bilhões para o Governo do Piauí
A autorização de crédito garante à União a operação mediante contrapartida do Estado do Piauí. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) já haviam se manifestado favoravelmente à operação.
O Governo do Piauí informou que destinará o recurso a áreas importantes para o desenvolvimento do estado, como infraestrutura, desenvolvimento social e econômico.
No texto enviado à Alepi, o Governo do Estado argumentou que “a operação solicitada promove, de maneira democrática, a integração dos setores produtivo e social. No âmbito econômico, ela possibilita a atração de investimentos, a geração de empregos e a melhoria dos fluxos econômicos no Estado. No âmbito social, ela atende firmemente aos imperativos estabelecidos na Constituição Federal, garantindo os direitos fundamentais dos cidadãos e promovendo o bem-estar social.”
Com informações da CCOM