No decreto de Wellington, no sábado estavam permitidos ainda serviços de transportes de carga, concessionárias de veículos, casas lotéricas, serviços bancários, atividades agrícolas e outros serviços. Já no decreto de Firmino todas estas atividades estão proibidas.
Conforme o documento assinado por Firmino, no sábado e no domingo somente estão autorizados a funcionar farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, delivery para alimentação e órgãos e profissionais de comunicação.
O prefeito Firmino Filho destacou que as medidas impostas fazem parte do plano de retomada das atividades comerciais em Teresina e tem como objetivo conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19).
“Esse isolamento mais forte é de extrema necessidade para que possamos preparar a cidade para o início da retomada das atividades econômicas. É importante fazer um esforço maior para conter mais ainda a disseminação desse vírus, reduzir o número de internações e de mortes antes de iniciarmos o planejamento da reabertura da cidade de forma gradual e segura, preservando a saúde e a vida dos teresinenses”, afirmou.
Os estabelecimentos e serviços autorizados a funcionar por meio do decreto deverão cumprir as normas de segurança como limitação de pessoas nas áreas internas, resguardando distância mínima de 2 metros, bem como permanente higienização e uso obrigatório de máscaras.
As medidas serão fiscalizadas pela vigilância sanitária municipal com apoio da Polícia Militar do Piauí, Guarda Civil Municipal, Secretaria dos Transportes (Setrans) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos serão multados e poderá ocorrer a cassação do alvará de funcionamento.
Confira o decreto da Prefeitura de Teresina na íntegra abaixo ou clicando aqui
Confira o decreto do Governo do Estado na íntegra abaixo ou clicando aqui
N