
FMS orienta sobre prevenção às IST no carnaval (Foto: Ascom FMS)
A coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), estará presente durante os eventos festivos de carnaval na capital, do dia 28 até o dia 4 de março. Equipes volantes atuarão em bares, clubes e blocos.
“Como em todos os períodos de carnaval, o núcleo de IST intensifica também as ações nas unidades hospitalares e nas Unidades Básicas de Saúde, com distribuição de preservativo tanto masculino e feminino e orientações em geral”, afirma a coordenadora de IST da FMS, Alana Niége.
Alana Niége lembra ainda que as ações serão diurnas e noturnas, por exemplo, sexta, sábado e segunda, acontecerão à noite. No domingo e na terça-feira, que é quando acontecem as matinês, as ações serão durante o dia. “E mais especificamente, o nosso núcleo estará, durante todos esses dias, fazendo um trabalho de prevenção e promoção da saúde na área das infecções sexualmente transmissíveis, que é a distribuição do preservativo masculino, feminino, é demonstração educativa do uso do preservativo, distribuição de panfletos e folders relacionados a ISTs, AIDS e hepatites virais. Todas essas ações são volantes, nós não teremos um local físico e fixo”.
Toda essa intensificação também é feita antes do carnaval, através do ‘Amar sem Preconceito’, um programa da FMS que existe desde 2013 e visa promover a saúde no que se refere às doenças sexualmente transmissíveis. “O programa tem por objetivo fortalecer o vínculo entre o público-alvo e o sistema da rede de atenção básica de saúde do SUS. E, principalmente, conscientizar as pessoas de que as ISTs podem ser evitadas. E o principal método ainda é o uso da camisinha.