A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará amanhã, 7, a partir das 9h, solenidade de abertura das atividades do mês Maio Roxo, em alusão à Hanseníase e lançamento do projeto “De Mãos Dadas na Busca de Direitos e Conhecimento”. A atividade acontecerá na Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), localizada na Av. Miguel Rosa, 3860 – 3898 – Centro (Sul).
Na ocasião serão apresentados os indicadores da Hanseníase em Teresina; serão abordados os direitos das pessoas com Hanseníase; haverá também a apresentação do projeto “De Mãos Dadas na Busca de Direitos e Conhecimento”. Além de certificações aos colaboradores atuantes na causa da Hanseníase em Teresina.
A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.