Governador entrega medalhas da OBMEP 2024 e premia estudantes nas Olimpíadas do Conhecimento com um salário mínimo

O dia foi de festa e celebração para os Estudantes das redes pública e privada do Piauí. O governador Rafael Fonteles entregou, nesta quinta-feira (10), medalhas para 550 alunos que alcançaram bons resultados na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em solenidade da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI). Um total de 92 estudantes Seduc, medalhistas da OBMEP e de outras Olimpíadas do Conhecimento, foram premiados com o valor individual de R$ 1.518,00, totalizando um investimento de R$ 139.656,00. O pagamento foi realizado via Pix, durante a solenidade.

Rafael destacou a importância do papel do Governo do Estado em fomentar a participação dos estudantes da rede pública em competições do conhecimento. “O papel do governo é incentivar cada vez mais a participação dos estudantes da rede pública em Olimpíadas do Conhecimento. Poder ver esses meninos premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze é um sinal de que nós estamos no caminho certo em abrir oportunidades para o mérito e talento desses alunos”, comemorou o Chefe do Executivo.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Medalhista nacional da OBMEP, o jovem Yuri Vieira, estudante da 2ª série do Ensino Médio nas Turmas ITA/IME, foi um dos 165 alunos da Rede Pública Estadual a serem premiados. Para ele, o reconhecimento é a prova de que todo o esforço tem valido a pena. “Receber essa medalha mostra que meu esforço não foi em vão. Foram muitas horas de estudo. Saber que todo esse empenho valeu a pena me deixa muito feliz”, afirmou o estudante.

Sentimento compartilhado por Hélio Henrique da Silva, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, e medalhista de Prata (Nacional) e Ouro (Regional) da última OBMEP. Em sua primeira participação no Torneio, ele carrega a experiência de ter vencido outras duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), além de participações em competições como a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e a Olimpíada Piauiense de Astronomia (OPA).

“Participar de eventos como esse é sempre uma grande oportunidade de aprendizado. O desafio de competir nos motiva a melhorar cada vez mais, além de permitir o contato com pessoas muito inteligentes e inspiradoras”, destaca Hélio.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de reconhecer o mérito dos Estudantes da Rede Pública Estadual que lograram êxito naquela que é considerada a principal Olimpíada Científica do país. “Essa é uma forma concreta de valorizar quem se esforçou, colocou a Educação como prioridade e teve a coragem de entrar nesse mundo fantástico das Olimpíadas do Conhecimento”, afirmou o Secretário.

Seduc Olímpica

A premiação em dinheiro recebida pelos estudantes é garantida pela Lei Estadual nº 8.152/2023, que institucionalizou o Programa Seduc Olímpica, uma política inovadora que estimula, reconhece e premia o mérito acadêmico de alunos piauienses que se destacam em competições nacionais.

Com esse programa, o Piauí passa a integrar um grupo ainda restrito de estados brasileiros que remuneram financeiramente estudantes premiados em Olimpíadas Científicas.

Deixe um comentário

Portal MPiauí