Governador entrega selo a Novo Santo Antônio com 100% da população com nova RG

O governador Rafael Fonteles participou, na manhã desta terça-feira (16), do Dia D da Cidadania Digital, realizado no Espaço da Cidadania Digital, em Teresina. O evento marcou a conquista inédita de Novo Santo Antônio, primeiro município do Brasil a alcançar 100% da população com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Durante a solenidade, o governador entregou o selo “Município 100% Digital” à cidade e assinou acordo de cooperação técnica com outros 12 municípios que se comprometeram a universalizar a emissão do documento até janeiro de 2026.

Em entrevista, Rafael Fonteles destacou que o estado já lidera o país na emissão da CIN. “O Piauí já é o estado do Brasil com o maior percentual de pessoas com a nova carteira de identidade nacional. Isso é a porta para a cidadania. Não é apenas um registro, é um documento que garante políticas públicas na educação, na saúde, na segurança e na economia. Queremos que todo cidadão do Piauí tenha a nova carteira”, afirmou o governador.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, também ressaltou a importância da modernização e da liderança do estado no processo. “O Piauí é o Estado que adotou a transformação digital como meta. Mais de 40% da população já tirou a carteira e o segundo colocado, o Acre, tem 28%. Ter o primeiro município do país com 100% da população documentada é motivo de celebração. Isso traz mais segurança, evita fraudes e dá mais praticidade ao cidadão”, disse o secretário.

Durante o evento, foi assinado ainda um decreto que torna obrigatória a emissão da nova CIN para servidores comissionados, contratados, terceirizados, ativos, inativos e pensionistas. Chico Lucas anunciou ainda que não será mais exigida a atualização de certidões de nascimento ou casamento, desde que os documentos estejam legíveis e autênticos, o que deve reduzir custos e agilizar o processo de emissão.

O governo estadual reforçou que o objetivo é alcançar a totalidade da população piauiense com a nova documentação até 2026, consolidando o estado como referência nacional em cidadania digital.

Deixe um comentário

Portal MPiauí