O ensino de idiomas ganhou um novo espaço de referência em Teresina. Nesta sexta-feira (16), o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram a reforma e modernização do Centro Cultural de Línguas Padre José Airemoraes Soares (CCL), no bairro Primavera, zona Norte da capital.
Rafael disse que é mais uma entrega importante da Secretaria de Educação, uma unidade voltada para o ensino de línguas e que vai atender não só alunos da rede estadual, mas também toda a comunidade.
É mais uma entrega importante da nossa rede estadual de educação, agora uma unidade específica, voltada para o ensino de línguas, inglês, espanhol, francês, já pedi para colocar o mandarim, dado que a China também tem um papel importante no mundo inteiro, e, portanto, o mandarim, é importante que algumas pessoas aprendam, sejam fluentes, e complementa tudo que a gente está fazendo nas escolas de Tempo Integral.
O governador também falou sobre a metodologia da Seduc, de que todas as escolas tenham o ensino integral na rede de ensino médio, mas que esses centros de ensino específico, são importantes para agregar conhecimento.
Nossa metodologia agora é garantir que todas as escolas tenham o ensino integral na rede de ensino médio, mas algumas unidades são importantes para atender outros públicos, como a rede municipal e até mesmo a rede privada, aqui, você tem alunos da rede estadual, da rede municipal e da rede privada, e até alguns que já saíram do período escolar, mas que querem aprender uma língua, é uma escola aberta para a comunidade. O centro é uma excelente oportunidade, temos quase dois mil alunos que participam dessas aulas, também temos a libras, é uma unidade que está à disposição da comunidade, não apenas dos alunos da rede estadual, disse o governador.
ATENDERÁ A COMUNIDADE EM GERAL
Com investimento superior a R$ 2 milhões, o novo CCL foi totalmente reestruturado para atender cerca de 2 mil estudantes da rede estadual e da comunidade em geral. A unidade passou por uma ampla intervenção física, ganhando dez salas de aula climatizadas, laboratório de línguas, biblioteca, auditório, sala dos professores, cozinha, vestiários e espaços adequados à prática pedagógica e à vivência cultural.
Estamos entregando Escolas de Tempo Integral por todo o Piauí, entregando também outros espaços educativos, recentemente nós entregamos uma grande reforma no Núcleo de Altas Habilidades de Superdotação da Seduc, nos centros de referência para alunos com deficiência e agora, no Centro de Línguas, que atende toda a comunidade, não só alunos da rede estadual, que podem ter aqui aulas de cinco idiomas, além do nosso português, das libras, do inglês, o espanhol e o francês, e temos aqui, quase dois mil estudantes, estudando no Centro de Línguas e com essa nova estrutura, disse o secretário.
A Escola de Idiomas oferece cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Português, Redação, Leitura e Interpretação, além de introdução à Libras. As aulas combinam o domínio das quatro habilidades fundamentais — escuta, fala, leitura e escrita — com metodologias ativas e recursos tecnológicos que ampliam a aprendizagem.
O modelo que nós estamos promovendo e fortalecendo na educação do nosso estado, é a formação, é a educação integral dos nossos jovens, para que eles sejam cidadãos do mundo, que possam ter as melhores oportunidades de trabalho, um aluno aqui do Centro de Línguas, me disse, que, por estudar inglês aqui no Centro, conseguiu depois um intercâmbio e ser professor de inglês, e assim, a gente quer que aconteça com muitos de nossos jovens, nesse mundo globalizado e, aqui, eles podem ter essa oportunidade, de aprender outras línguas, de graça, sem pagar nada, concluiu o secretário.
Ítalo Moura, ex-aluno do Centro Cultural de Línguas, disse a reforma veio em um bom momento para a comunidade e alunos da Seduc, que irá impactar positivamente na vida de cada um, abrindo portas para novas oportunidades.
A escola oportuniza aprender um novo idioma, eu tinha dificuldade com o inglês e foi aqui que consegui superar essa dificuldade, com acesso a professores ótimos, material de qualidade e uma estrutura muito boa. Através dessa oportunidade de aprender inglês no CCL e conseguiu outras oportunidades, como ser selecionado para o Programa Jovens Embaixadores do Brasil, onde fui para os Estados Unidos, consegui aprovação em um doutorado e oportunidades de trabalho. A reforma do centro vem em um momento importante, agora temos novos espaços, auditório, biblioteca, sala multimídia e tudo isso vai impactar positivamente em toda a comunidade que tiver acesso ao CCL, disse o estudante.