Governador participa da abertura da II Feira da Agricultura Familiar nesta quinta (23)

Terá início nesta quinta-feira (23), às 18h30, a II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí. O evento seguirá até sábado (25) no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), reunindo mais de 200 agricultores familiares de todos os territórios do estado para a comercialização de alimentos, bebidas, artesanato e produtos diversos.

A solenidade de abertura contará com a presença do governador Rafael Fonteles, da secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, e de outras autoridades estaduais e federais, além de familia

Foto: Geirlys Silva / SAF

res dos homenageados da feira e representantes de entidades ligadas à agricultura familiar.

Antes da cerimônia oficial, a partir das 17h, os agricultores já iniciam a comercialização de seus produtos. O público poderá acompanhar ainda a apresentação da banda de música da Polícia Militar e da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos. Após a abertura, às 21h, o show de Gonzaga Lu e Banda encerra a primeira noite do evento.

Foto: Geirlys Silva / SAF

II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária

A II Feira da Agricultura Familiar traz o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável” e tem o objetivo de valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras familiares, povos tradicionais e empreendimentos da economia solidária, destacando o papel dessas iniciativas na preservação ambiental, na produção de alimentos saudáveis e no desenvolvimento sustentável do Piauí.

Com programação até as 22h, o evento é aberto ao público e reunirá mais de 200 agricultores familiares de mais de 60 municípios, representando todos os territórios do Piauí, com produtos

Entre os expositores estão os indígenas Akroá Gamella, do município de Uruçuí, que irão percorrer mais de 450 km para participar da feira. Segundo Maria da Conceição Sousa, a cacica Dan, presidente da Associação Indígena Akroá Gamella de Uruçuí e Adjacências (Apiagu), o território indígena Santa Teresa levará uma grande variedade de produtos.

“Nós produzimos tudo a partir do extrativismo. Vamos levar abóbora, doce de abóbora, doce de café, balinha de manga, amendoim e também as medicinas tradicionais do cerrado”, destacou.

A feira também contará com o artesanato em palha de carnaúba produzido por mulheres de Campo Maior, Piripiri, Altos e Capitão de Campos. Bolsas, cestos e outros itens feitos à mão pela Associação das Mulheres Artesãs Carnaubeiras do Estado do Piauí (Amacep) estarão à venda durante o evento.

“Ano passado tivemos um ótimo resultado e esperamos que este ano seja ainda melhor. É uma excelente oportunidade para mostrar nosso artesanato e divulgar ainda mais o nosso trabalho”, afirmou uma das integrantes da associação.

Programação cultural

A feira também contará com uma programação cultural diversificada, com manifestações artísticas e shows musicais durante os três dias de evento. Entre as atrações confirmadas estão Gonzaga Lu e Banda, Vagner Ribeiro e Valor de PI, e o cantor nacional Chambinho do Acordeon.

O público poderá ainda prestigiar apresentações de bumba-meu-boi, coral das Encantadeiras e orquestra sanfônica, além de atividades voltadas para as crianças, como contação de histórias e teatro de bonecos.

Palestras e oficinas

Paralelamente à feira, será realizado o Encontro da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades do Semiárido “Luiz Eduvirgem”, com palestras, oficinas e espaços de diálogo voltados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Entre os temas em destaque estão resiliência climática, cooperativismo, agroecologia, papel dos movimentos sociais e inovação no campo.

Apoio e realização

A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

O evento é realizado pelo Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária

A feira conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Embrapa.

Confira a programação completa:

23 de outubro (quinta-feira)

II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí – Espaço Rosa dos Ventos (UFPI)

17h30 – Banda de Música da Polícia Militar – Palco Terreiro

18h30 – Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos – Palco Telmira

19h30 – Solenidade de abertura oficial – Palco Telmira

21h – Show de Gonzaga Lu e Banda – Palco Telmira

24 de outubro (sexta-feira)

Encontro da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades do Semiárido “Luiz Eduvirgem” – Cineteatro da UFPI

8h – Abertura do Encontro

8h30 – Palestra: Sistemas Agroalimentares e Mudanças Climáticas: cenários e perspectivas para a produção de alimentos saudáveis

11h – Palestra: Resiliência Climática e seus Impactos na Sociobiodiversidade do Piauí: o papel da agroecologia na preservação do meio ambiente

Oficinas (a partir das 14h):

• Cooperativismo como política pública para o desenvolvimento da agricultura familiar

• Agroindustrialização dos produtos da agricultura familiar

• Unidades estratégicas de reserva alimentar para animais no Semiárido

• Projeto Água Doce

Feira – Espaço Rosa dos Ventos (UFPI)

18h – Contação de histórias – Palco Terreiro

18h40 – Lançamento do livro “Cootapi 30 anos” – Palco Terreiro

19h – Apresentação musical de Antônio Raimundo e Raimundo Violeiro – Palco Terreiro

19h – Coral das Encantadeiras – Palco Telmira

20h – Show de Vagner Ribeiro e Valor de PI – Palco Telmira

25 de outubro (sábado)

Encontro da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades do Semiárido “Luiz Eduvirgem” – Cineteatro da UFPI

8h30 – Palestra: Inovação na Agricultura Familiar: desafios e oportunidades no cenário atual

11h às 12h30 – Oficinas:

• Tecnologias para mitigar os efeitos da crise climática na criação de abelhas

• O papel dos movimentos sociais na construção de políticas públicas

• Unidades estratégicas de reserva alimentar para animais no Semiárido

• Juventude Rural Transformadora: resultados da pesquisa sobre o perfil da juventude rural piauiense

14h30 – Painel de encerramento: Construindo um Piauí mais sustentável: ações desenvolvidas e planejadas para 2026

Feira – Espaço Rosa dos Ventos (UFPI)

17h – Teatro de Bonecos – Palco Terreiro

18h – Bumba Meu Boi Imperador da Ilha – Palco Terreiro

19h – Orquestra Rosa dos Ventos – Palco Telmira

20h30 – Show de encerramento com Chambinho do Acordeon – Palco Telmira

Deixe um comentário

Portal MPiauí