O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí projeto de lei que dispõe do aumento salarial para categorias da segurança pública, incluindo policiais civis e militares, agentes penitenciários e bombeiros. O reajuste no valor de 3,95% deve começar a valer a partir do mês de maio.
Segundo a proposta encaminhada a Casa, o reajuste de 3,95% inclui a correção da inflação com 1% de ganho real. O líder do governo, deputado Francisco Limma (PT) apresentou requerimento pedindo urgência na análise da matéria.
A oposição protestou e afirma que o valor proposto é um desrespeito à categoria. O deputado Robert Rios classificou a proposta como um enorme absurdo. “O que o governador faz com as categorias dos policiais civis e militares, é um crime. É uma maneira do governador demonstrar o desprezo que ele tem, pelos policiais piauienses, civis e militares”, observou.
A equipe econômica do Estado diz aguardar a publicação do relatório fiscal do primeiro quadrimestre deste ano. Eles afirmam que a expectativa é que o governo saia do limite prudencial com gastos com pessoal, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O líder, deputado Francisco Limma, afirmou que a proposta enviada demonstra responsabilidade com as finanças do Estado. “O governo cumpriu o compromisso assumido com os policiais. Agora isso é feito dentro da responsabilidade, respeitando o limite financeiro do Estado”, disse.