GSH Banco de Sangue de Teresina faz apelo urgente por doações de plaquetas

O GSH Banco de Sangue de Teresina faz um apelo urgente à população: os estoques de plaquetas estão criticamente baixos e a situação tem se agravado devido ao surto de gripe na região, que tem deixado muitos doadores temporariamente inaptos a realizar doações.

As plaquetas são pequenas células do sangue com papel vital na coagulação e no controle de sangramentos. São fundamentais para o tratamento de pacientes com dengue hemorrágica, câncer, doenças hematológicas, cirurgias complexas, transplantes, traumas e outras condições graves. A ausência desse componente pode representar risco de vida para muitos pacientes.

Segundo Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Teresina, “cada doação de plaquetas pode ajudar a proporcionar conforto e esperança de vida para aqueles que enfrentam doenças graves. O ato de doar é, portanto, um gesto de generosidade e solidariedade que salva vidas”.

Diferentemente da doação de sangue tradicional, a doação de plaquetas é feita por aférese, um procedimento seguro e tecnológico que separa apenas as plaquetas do sangue, devolvendo os demais componentes ao doador. Com isso, uma única doação é suficiente para atender um adulto, o que, no método convencional, exigiria de 7 a 8 doadores.

Como se tornar um doador de plaquetas

Para doar plaquetas, o interessado deve, primeiramente, realizar uma doação de sangue comum e se candidatar à doação por aférese. A seguir, o candidato passa por uma triagem para determinar sua elegibilidade e garantir que a doação seja segura e eficaz. Após um mês da primeira doação de sangue, caso esteja apto, ele será convocado a fazer sua doação de plaquetas

“As plaquetas só podem ser armazenadas por até 5 dias, o que exige um fluxo constante de doadores para manter os estoques em níveis seguros”, destaca Érica.

A instituição ressalta que doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos também são bem-vindos e necessários neste momento. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. O endereço é Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) – 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B) – funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h (estacionamento gratuito para os doadores, de segunda a sexta-feira).

Deixe um comentário

Portal MPiauí