Internazionale e Fluminense duelam pelas oitavas de final do Mundial de Clubes liderados pelos argentinos Lautaro Martínez e Germán Cano. O Bolavip Brasil descobriu que Martínez e Cano estão entre os três maiores artilheiros nascidos no país, considerando as temporadas desde 2022.
Foram mapeados todos os jogadores argentinos em atividade nas dez principais ligas nacionais do mundo: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal, Holanda, Brasil, Estados Unidos e Arábia Saudita.
Em seguida, no caso dos jogadores em atividade no Brasil, foram descartados os gols marcados nos estaduais e nos regionais. Gols em partidas pela seleção da Argentina não foram considerados também.
Lautaro é o maior goleador argentino em atividade; Cano é terceiro
O capitão Lautaro Martínez tenta liderar a Internazionale rumo às quartas de final do Mundial de Clubes com seus gols. São 104 marcados desde 2022. Nenhum jogador argentino no mundo fez mais gols por times das ligas mais importantes do planeta do que ele.
O jogador supera até mesmo Lionel Messi. Mesmo na reta final da carreira, o camisa 10 do Inter Miami segue sendo muito efetivo quando o assunto é bola na rede. Foram 82 gols marcados no período analisado no levantamento.
Atrás dos dois astros do futebol mundial, está o argentino artilheiro do Fluminense. Germán Cano possui 74 gols marcados desde 2022, temporada de estreia pelo tricolor. O veterano, apesar dos números, não possui o mesmo prestígio internacional e nem mesmo doméstico que Lautaro e Messi. Uma classificação para as quartas de final do Mundial, contra o atual vice-campeão da Champions, certamente mudará um pouco o status de Cano.
Com Campeonatos Estaduais, Cano superaria Lautaro
Se os gols marcados no Campeonato Carioca forem contabilizados, Germán Cano se torna o jogador argentino com mais gols marcados no mundo desde 2022. O atacante soma 105 gols no período, um a mais do que Lautaro Martínez.
Mesmo sem contar com gols marcados no Estadual, Germán Cano é o atacante argentino com mais gols em uma única temporada desde 2022. No ano em questão, ele fez 37 gols. Quem chegou mais perto dele foi Messi, que marcou 32 gols na temporada 2022/2023.
Os dez maiores artilheiros argentinos em clubes desde 2022:
1 – Lautaro Martínez (Internazionale): 104 gols
2 – Leonel Messi (PSG/Inter Miami): 82 gols
3 – Germán Cano (Fluminense); 74 gols
4 – Julián Álvarez (Manchester City/Atlético Madrid): 65 gols
5 – Paulo Dybala (Juventus/Roma): 57 gols
6 – Luciano Acosta (FC Dallas): 54 gols
7 – Taty Castellanos (NY City FC/Girona/Lazio): 51 gols
8 – Júlian Carranza (Philadelphia Union/Feyenoord): 48 gols
9 – Sebastián Driussi (Austin FC): 46 gols
10 – Ángel Di María (PSG/Juventus/Benfica): 44 gols
Fonte Bolavip Brasil