Hub de games brasileiro apresenta projeto de inclusão na SXSW 2024

O festival SXSW (South by Southwest), que acontece em Austin, no Texas (EUA), vai receber, nesta terça-feira (12), um painel do DiversiGames, projeto brasileiro que oferece cursos na área de games para jovens em situação de vulnerabilidade social a partir dos sete anos. São oficinas de letramento digital, com cursos sobre jogos eletrônicos, criação de conteúdo e desenvolvimento e programação de jogos 2D, além de aulas de inglês e reforço escolar.

O setor, que tem crescido exponencialmente no Brasil, já ultrapassou os US$ 2,3 bilhões de dólares, segundo dados da Abragames, que reúne as empresas da área. Em apenas quatro anos, o país viu o número de desenvolvedoras de jogos saltar de 400, em 2018, para mais de 1040, em 2022. São 13 mil profissionais especializados, levando o Brasil ao posto de maior produtor de games da América Latina.

Márcio dos Santos Correa, conhecido como Jamela, que é embaixador e professor no DiversiGames, participou de um painel sobre o tema na SXSW. Ele também conversou com a CNN Brasil sobre o projeto e o que representa estar em Austin (EUA).

“Eu acho que já passou da hora para que a gente entenda que diversidade é necessário para que a gente realmente consiga ter representatividade nos espaços. Então quando um brasileiro com a minha história, de onde eu vim, do Rio de Janeiro, de uma comunidade, chega no maior evento de inovação e tecnologia do mundo, eu tenho certeza de que ele tem uma perspectiva bem diferente do que ele está acontecendo. E mais do que isso, eu volto para meu lugar com uma perspectiva muito diferente do que tinha quando saí. Por isso, é uma grande oportunidade de aprender, de entender o que o mundo está falando sobre inovação e tecnologia e retornar com essa bagagem pra casa, para poder mudar meu espaço”, afirma.

Nascido e criado no Engenho da Rainha, bairro da zona norte carioca, Jamela teve sua própria vida transformada pelo universo gamer. De jogador, ele passou a narrador de e-Sports quando foi convidado, em 2017, para transmitir um jogo universitário. A live do campeonato teve mais de 200 espectadores e foi o trampolim para ele se profissionalizar. Em 2022, participou do Rock in Rio, narrando, ao vivo, a Arena Wild Rift.

“Estar no SXSW 2024 para falar sobre o DiversiGames, do qual me orgulho em participar, é relembrar a minha trajetória. Se hoje falo inglês e estou aqui me comunicando com o mundo, devo às aulas que tive no projeto. Foi por meio dele que me especializei em jogos eletrônicos, me tornando jogador profissional, e hoje dou aulas para pessoas pretas e periféricas como eu, transformando a vida delas também”, conta Jamela. “Não é só sobre dar voz, é sobre amplificar”, completa.