HUT destaca excelente desempenho na prevenção de lesões por pressão na UTI Pediátrica

A UTI pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) recebeu reconhecimento por sua excepcional taxa de incidência de lesões por pressão, estabelecendo padrões notáveis no cuidado de pacientes mais jovens. Ao longo de cinco meses no ano de 2023, o setor alcançou taxas zeradas de incidência de lesões por pressão, enquanto nos demais meses os números permaneceram abaixo de 10%.

HUT destaca excelente desempenho na prevenção de lesões por pressão na UTI Pediátrica. Foto: ASCOM/HUT

Esta é uma conquista significativa, considerando o desafio inerente ao cuidado de pacientes pediátricos, com idades compreendidas entre 29 dias e menores de 15 anos, que enfrentam mobilidade reduzida e longos períodos de internação.

A lesão por pressão, se não tratada adequadamente, pode evoluir para feridas abertas, agravando a morbimortalidade dos pacientes. A UTI pediátrica do HUT demonstrou um comprometimento na prevenção e tratamento eficaz dessas lesões, impactando positivamente na saúde e bem-estar dos pacientes.

“Durante cinco meses, nós conseguimos atingir uma meta melhor do que a meta mundial. Isso significa que a assistência de enfermagem prestada é de alta qualidade, pois o marco de lesão por pressão é um dos indicadores fundamentais da assistência”, destaca com orgulho Tahyana Moura, Gerente de Enfermagem da UTI Pediátrica.

A equipe de enfermagem da UTI pediátrica do HUT demonstrou dedicação e comprometimento, implementando práticas de prevenção de lesões por pressão e garantindo que cada paciente receba cuidados personalizados e de alta qualidade.