A Prefeitura de Teresina, por meio do Hospital de Urgência de Teresina, promoveu uma campanha de vacinação dedicada aos trabalhadores da saúde, visando imunizar 700 profissionais ao longo de dois dias intensos de esforços. A saúde dos profissionais que estão na linha de frente é uma prioridade e a vacinação desempenha um papel fundamental nesse aspecto.
Os trabalhadores do hospital enfrentam diariamente o risco de exposição a vírus respiratórios, incluindo a influenza e o COVID. A vacinação não apenas os protege, mas também fortalece a capacidade do sistema de saúde em lidar com as demandas crescentes, assegurando a continuidade dos serviços essenciais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacinação é uma das medidas mais eficazes e custo efetivas para prevenir doenças infecciosas e salvar vidas. Ao gerar imunidade contra vírus e bactérias, a vacina não apenas protege o indivíduo vacinado, mas também contribui para o controle e eliminação de doenças na comunidade em geral.
O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), em colaboração com o Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, coordena anualmente a campanha de vacinação para os trabalhadores da saúde do HUT. “Esta iniciativa não só reflete o compromisso do hospital com a segurança e bem-estar de sua equipe, mas também reconhece a importância de se adaptar às mudanças constantes nos vírus respiratórios, como o da influenza, que apresentam variações anuais”, afirma Rui Cipriano, coordenador do NHE.
Além dos dias designados para a campanha interna, aqueles que não puderem comparecer têm a oportunidade de buscar a imunização em drives ou Unidades Básicas de Saúde, desde que apresentem a devida comprovação de sua condição como trabalhadores da saúde. Esta flexibilidade reflete o compromisso do HUT em garantir que todos os seus colaboradores tenham acesso à proteção necessária.
A campanha de vacinação do HUT não é apenas uma medida preventiva; é um ato de solidariedade, cuidado mútuo e responsabilidade compartilhada. Ao proteger os profissionais de saúde estamos fortalecendo os alicerces de nossa comunidade e demonstrando que, juntos, somos mais resilientes contra as ameaças invisíveis que enfrentamos.