IFPI volta ao vestibular e vai oferecer mais de 2 mil vagas em 21 cursos

O Instituto Federal do Piauí não vai mais aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). De acordo com o Pró-reitor de Ensino, professor Odimogenes Soares Lopes, o aluno que pretende ingressar no IFPI a partir do ano que vem terá que fazer vestibular.

Segundo Odimogenes, alguns institutos federais do Brasil já fazem vestibular e o Piauí acabou acompanhando a decisão de outras instituições. “O edital do exame vestibular está sendo publicado para o ingresso em 2023”, explica.

A decisão, de acordo com Odimogenes, é que com o Sisu, muitos alunos de outros estados efetuavam sua matrícula e não frequentava ocasionando muitas vagas ociosas.

“A abrangência do SISU é nacional, portanto, alguns candidatos de outros estados se inscreviam e não vinha fazer matriculas. Então tínhamos que fazer várias chamadas e por fim, algumas vagas ficavam ociosas”, esclarece.

Pelo edital, a isenção da taxa vai até o dia 31 e as inscrições para o vestibular começam no dia 10 de novembro e vão até o dia 12 de dezembro.

“A prova será aplicada no dia 15 de janeiro e no dia 8 de fevereiro vai sair o resultado”, disse o professor, explicando ainda que será formada comissão interna para gerenciar o exame. Ao todo, o professor informa que para o vestibular 2023 do IFPI serão oferecidas 2.265 vagas em 21 cursos entre bacharelado, licenciatura e tecnologia. As vagas serão distribuídas nos 58 campi.

Deixe um comentário