A Secretaria Municipal de Educação de Caridade do Piauí realizou durante toda esta quinta-feira, 05, a III Conferência Municipal de Educação. O evento, que reúne gestores escolares, educadores e representantes da sociedade civil organizada tem por objetivo discutir políticas que venham desenvolver o ensino no município.
A III Conferência tem como temática – A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE, do Plano Nacional de Educação –PNE e do Plano Municipal de Educação – PME, Monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica -.
Como parte da programação de atividades ocorreu o credenciamento, seguido de apresentações culturais protagonizadas pela Banda Marcial José Antônio Lopes, composta pelos alunos da Escola Antônio dos Santos e da Banda Mestre Zezinho, formada pelos estudantes da Escola Bom Jesus. As bandas tiveram como maestro Romero Rodrigues.
Em seguida ocorreu a leitura e aprovação do regimento interno, bem como apresentação da palestra que discutiu o tema central da Conferência. No período da tarde ocorreu a formação dos grupos, formulação das propostas e escolha dos representantes municipais.
O secretário de Administração de Caridade do Piauí, Willame da Silva Santos, representando o prefeito Toninho, destacou a importância dos educadores para o desenvolvimento social do município.
“É de extrema importância estarmos hoje aqui reunidos, onde serão discutidos assuntos importantes para o desenvolvimento da educação de nosso município. Eu também gostaria de parabenizar os professores, os coordenadores e demais profissionais da Educação e dizer que vocês são fundamentais para a vida de cada criança, jovem, cidadão. Todos vocês tem um valor inestimável para nossa gestão”, disse o secretário.
O secretário de Educação, Aldo Cesar, explicou que após a elaboração das propostas que devem estar associadas a realidade local, as mesmas serão colocadas para apreciação da comunidade.
“São propostas elaboradas dentro da nossa realidade até porque temos metas do Plano Nacional de Educação a serem cumpridas. Algumas já foram efetivadas e outras estamos próximas de alcançar. Nossa preocupação na Conferência é discutir o futuro da Educação de Caridade do Piauí”, frisou Aldo Cesar.