Iniciativa inovadora amplia oportunidades de trabalho para jovens em Teresina

Iniciativa inovadora amplia oportunidades de trabalho para jovens em Teresina. Fotos (Ascom/SEMDEC).

Uma parceria transformadora entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), por meio do Espaço Thech, o Instituto Ubíqua e a Brücke Le Pont da Suíça está redefinindo as perspectivas de emprego para jovens de baixa renda em Teresina.

Os três cursos oferecidos gratuitamente, abrangendo as áreas de Analista de Mídia Social Digital e Desenvolvimento de Aplicativos com tecnologia no-code, representam um marco na educação profissionalizante da cidade. A inclusão do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na parceria destaca o compromisso com a excelência e a inovação na educação.

Mais de 500 candidatos se inscreveram nos cursos, dos quais 120 foram meticulosamente selecionados. Desses, 107 concluíram com sucesso o programa e 83 jovens talentosos foram inseridos no mercado de trabalho local, seja por meio de empregos formais ou empreendimentos próprios originados dos cursos.

A metodologia Educar Nestante, desenvolvida pelo Instituto Ubíqua e reconhecida com o prestigioso prêmio LED 2023 da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, foi essencial para essa transformação. Focada em fomentar negócios sociais e empreendimentos coletivos, a metodologia, este ano, deu ênfase à preservação ambiental em Teresina, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento consciente.

A metodologia Educar Nestante, desenvolvida pelo Instituto Ubíqua e reconhecida com o prestigioso prêmio LED 2023 da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. Para Jessé Barbosa, presidente do Instituto Ubíqua, o Educar Nestante foi essencial para essa transformação, porque é focada em fomentar negócios sociais e empreendimentos coletivos. “Os cursos deste ano, deram ênfase à preservação ambiental em Teresina, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento consciente”, pontuou Jessé.

O sucesso do programa não se limita à sala de aula. Após a conclusão dos cursos, os alunos recebem apoio contínuo para a obtenção de financiamento e assistência técnica, garantindo que seus planos de negócios, preparados durante o curso, tenham o suporte necessário para avançar.

A confirmação da renovação da parceria entre a SEMDEC e o Instituto Ubíqua para 2024 é um testemunho do impacto positivo e transformador dessa iniciativa. A ampliação do número de vagas e do impacto na geração de renda para os jovens da periferia e da zona rural de Teresina é um passo audacioso em direção a um futuro mais inclusivo.

“Essa parceria entre SEMDEC e Instituto Ubíqua, é muito importante para o desenvolvimento e qualificação de profissionais voltados a esse mundo tecnológico, os benefícios que essa parceria trouxe para população é de imenso orgulho e prestígio, e com as perspectivas de renovação e de novos projetos que temos em vista iremos beneficiar mais e mais jovens e consequentemente o desenvolvimento econômico na capital”, concluiu o secretário da SEMDEC, Alessandro Dantas.