Jovem de 18 anos assume a Prefeitura Municipal de Teresina por um dia

Teresina terá uma adolescente de 18 anos ocupando a Prefeitura Municipal durante um dia neste mês de outubro, em uma ação desenvolvida pela ONG Plan Internacional junto com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres. O projeto, intitulado #MeninasOcupam, prevê a inclusão da figura feminina em posições de destaque dentro de empresas e órgãos públicos para dar mais visibilidade à realidade que as mulheres enfrentam no seu dia a dia.

A adolescente selecionada para assumir o cargo de “prefeita menina” este ano foi a estudante Elis Regina Maria Silva Araújo, 18 anos. Moradora da Santa Maria da Codipi, ela está concluindo o 3º Ano do Ensino Médio e é atendida pelo projeto Amor de Tia, desenvolvido pela ONG Plan Internacional. Ao lado do prefeito Firmino Filho, Elis participou da apresentação da revisão do Plano Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres.

O plano foi elaborado em 2015, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Políticas Públicas Para Mulheres 2004 e contou com a participação de instituições governamentais e da sociedade civil. Aqui em Teresina, o diagnóstico da situação da violência contra a mulher, que embasou o plano, foi coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplam), em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres.

“O diagnóstico e a consultoria apontam para a necessidade de definir indicadores sensíveis a gênero. É importante frisar que essa revisão que estamos fazendo agora não vai alterar as ações, mas vai incluir apenas esses indicadores que vão contribuir para melhor se construir uma ferramenta de atuação. No final, é um plano que vai definir o que é de competência de cada órgão no enfrentamento da violência contra a mulher e na definição do perfil da teresinense”, explicou Macilane Gomes, secretária da Mulher de Teresina.


Macilane Gomes, secretária da Políticas Públicas Para Mulheres em Teresina (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Como prefeita menina de Teresina, a jovem Elis Regina, reiterou a necessidade de a mulher assumir lugares de afirmação na sociedade e atribui a isso a importância do papel que assumiu hoje, ocupando a cadeira de prefeita da Capital por um dia. “É uma forma de nós afirmarmos o nosso poder, reconhecer que há injustiças com a figura feminina e agir para derrubá-las. Sem contar que ocupar uma posição de liderança, mesmo que por um dia, permite à gente ter uma visão mais esclarecedora de como o poder público funciona e de como a gente pode atuar para melhorá-lo”, disse Elis.