Justiça Eleitoral suspende a divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Floriano

[ad_1]

O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Floriano, Carlos Marcello Sales Campos, concedeu liminar, na tarde desta segunda-feira, 17, suspendendo a divulgação da pesquisa eleitoral publicada pela Rádio Liderança, de Barão de Grajaú-MA.
O pedido foi feito pela Comissão Provisória Do Partido Progressista contra a Agilize Marketing e Assessoria Ltda, que realizou a pesquisa e a Rádio Liderança 90.9 (Sistema Barão de Grajaú de Comunicações Ltda.), que divulgou a pesquisa no último dia 10 de junho. A pesquisa irregular favorecia o pré-candidato Marcus Kalume, do PT.
Segundo a denúncia, a pesquisa não teve seu registro concluído junto ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) do TSE, deixando de informar a margem de erro, o nível de confiança e o número de entrevistas realizadas; com a ausência do detalhamento necessário dos bairros, número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico das pessoas entrevistadas na amostra final da área de abrangência da pesquisa eleitoral.
O descumprimento da liminar sujeita às empresas à pena de multa diária correspondente a 5 mil reais e cometimento de crise de desobediência.

Processo relacionado: 0600046-04.2024.6.18.0061 (1)

Fonte: Nilson Ferreira