Disponibilizar apoio psicológico no momento da terminalidade da vida, de forma a enfrentar a perda com menos dores. Este é o objetivo do Ambulatório do Luto, que será inaugurado amanhã (25) às 10h30 no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. O novo serviço estará disponível por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Inicialmente, o ambulatório vai atender pacientes em cuidados paliativos, ou seja, aqueles que já estão em final de vida, bem como os seus familiares. “Vamos dar as orientações necessárias para que eles possam enfrentar este momento difícil de uma maneira mais confortável”, explica a gerente de Enfermagem do Lineu Araújo, Ana Maria Carvalho. O serviço será composto por duas psicólogas, que farão atendimento às quintas e sextas no período da manhã.
Para ter acesso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar uma consulta com o médico, que fará o encaminhamento para o Lineu Araújo. “Aqui, eles passarão pelo atendimento com a assistência social, que encaminha para o agendamento da primeira consulta. Nas sessões subsequentes, o agendamento é feito no próprio Lineu Araújo sem passar novamente pela UBS”, explica a gerente.
A iniciativa é fruto do curso em cuidados paliativos do Proadi SUS, ministrado pelo Hospital Sírio Libanês no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). “A gente criou o ambulatório após observar a demanda muito grande para cuidados paliativos, com pacientes e familiares que nem sempre têm acesso a uma devida orientação de como enfrentar aquele processo, que realmente é muito difícil e doloroso”, diz Ana Maria Carvalho.
Ela informa que a equipe já está trabalhando com pacientes do HUT e do serviço de atendimento domiciliar do hospital. “Futuramente, e dependendo da demanda, o serviço pode ser ampliado para mortes vindas de acidentes e outros, bem como outras formas de perda. Lembramos que luto não é apenas pela morte, então as possibilidades são amplas”, finaliza.