Made In Piauí se consolida como uma das principais iniciativas de digitalização da economia criativa no Nordeste

Em um movimento estratégico para valorizar a produção local piauiense e impulsionar o comércio digital regional, a UAPPI, empresa especialista na criação de plataformas de e-commerce, já demonstra resultados positivos após o lançamento da plataforma Made In Piauí no início de abril. Em parceria com a Investe Piauí e execução tecnológica e operacional da SoftCommerce, agência especializada em e-commerces e performance digital, a iniciativa posiciona os produtos piauienses em um novo patamar de visibilidade, utilizando tecnologia de ponta para conectar produtores locais com consumidores.

“A plataforma vem apresentando indicadores satisfatórios. Com base no monitoramento do crescimento do número de vendedores ativos, a diversidade de categorias de produtos ofertados, a taxa de conversão por campanha, o alcance de tráfego orgânico e pago, e o aumento do ticket médio por produto, a plataforma já se consolida como uma das principais iniciativas de digitalização da economia criativa no Nordeste do país”, afirma Tiago Campos, Diretor de Vendas da UAPPI.

Com uma estrutura robusta de marketplace, integração com ferramentas de alto desempenho como Google Shopping e redes sociais, a plataforma conecta empresas, artesãos e produtores locais a consumidores em todo o Brasil e, em breve, no exterior. Já o selo “Made In Piauí” reforça uma identidade de autenticidade e valor cultural, transformando o artesanato e os produtos típicos do estado em itens desejados dentro e fora do país.

A parceria da UAPPI com a SoftCommerce, incorporou uma série de recursos voltados à inclusão digital e à experiência do usuário. A plataforma conta com um painel de controle intuitivo, acessível por celular e computador, desenvolvido com foco em usabilidade para pessoas com diferentes níveis de alfabetização digital. Foram aplicadas técnicas avançadas de UX (User Experience) e UI (User Interface), além de um sistema de cadastro simplificado com assistente virtual que guia o vendedor. A estrutura também conta com acessibilidade nativa e foi testada com usuários reais para garantir fluidez e clareza nas interações.

“Além do ambiente de vendas, a plataforma oferece uma estrutura educacional e de suporte com tutoriais em vídeo, lives de capacitação, materiais didáticos, atendimento via WhatsApp e treinamentos presenciais organizados em parceria com instituições locais. Essa combinação de ferramentas práticas com acompanhamento técnico tem proporcionado a inclusão de centenas de pequenos negócios que antes estavam à margem do comércio eletrônico”, completa Tiago.

Os próximos passos da UAPPI envolvem o desenvolvimento de um aplicativo próprio, a internacionalização da vitrine com suporte multilíngue e cálculo de frete global e a implantação de inteligência artificial para precificação dinâmica e análise de performance por cada vendedor.

Um dos diferenciais do projeto é o modelo de repasse direto, onde o valor da venda vai automaticamente para o produtor ou artesão, sem intermediação de terceiros. Isso fortalece a autonomia financeira dos empreendedores e reduz o tempo entre a venda e o recebimento. A plataforma conta, ainda, com monitoramento em tempo real, relatórios transparentes e suporte técnico e fiscal para dar segurança às operações comerciais.

Sobre a UAPPI
Empresa de tecnologia especializada em e-commerce e serviços de alta conversão e performance com foco em negócios. Com 19 anos de atuação no mercado, possui sede em Birigui (SP), filial em Canoas (RS) e unidade em Lisboa (Portugal). Além disso, conta com uma equipe de aproximadamente 180 profissionais e mais de 100 clientes no portfólio.

Deixe um comentário

Portal MPiauí