Dom Inocêncio-PI, é conhecida como a Terra dos Sanfoneiros, uma tradição centenária de sanfoneiros, que segundo pesquisa e livro “Júlio Dias” escrito por Marcos Damasceno, o município tem um sanfoneiro para cada 35 habitantes.
Sandro Dias de Sousa, o ‘Sandrinho do Acordeon’ juntamente com seu pai, Salvador Nunes, criaram o Projeto social, educacional e musical ‘Acordes do Campestre’, projeto este que vem fortalecendo a tradição da sanfona e do forró no município de Dom Inocêncio, e no Território Serra da Capivara, e além disso divulgando a região para todo Brasil.
Com a criação do Monumento Sanfona na cidade de Dom Inocêncio-PI, e realização do Festival da Sanfona todos os anos, o artista Sandrinho diz que Dom Inocêncio entrará para o calendário de grandes eventos culturais do nordeste.
Segundo o Portal o Sertão, a inauguração do Monumento Sanfona e realização do Festival será nos dias 20 e 21 de Setembro de 2019. A obra teve como arquiteto o Wanderson Moura, e a construção pelo Artesão João Dias. São 5 metros e 10 centímetros de altura. A obra já está em fase de pintura.