Marcelo Castro diz que Chico Lucas é o melhor nome para ocupar a Senasp no governo Lula

A campanha política para as eleições de 2026 no Piauí está se intensificando, com destaque para a disputa pelo cargo de vice-governador. O atual governador Rafael Fonteles, que busca a reeleição, indicou Washington Bandeira como seu candidato a vice. Inicialmente, essa escolha encontrou resistência na antiga cúpula do PT, mas, recentemente, sinais de aceitação começaram a surgir, indicando que  Washington Bandeiro pode realmente assumir a vice na segunda eleição de Fonteles.

Enquanto isso, a situação do senador e ministro Wellington Dias se torna cada vez mais complexa. Ele havia tentado colocar seu filho, Vinícius Dias, como candidato, mas essa estratégia não se concretizou. Vinícius, que ainda não possui idade suficiente para disputar o Senado, poderia considerar uma candidatura a deputado estadual ou federal, mas essa possibilidade ainda não está em pauta. Rumores sugerem que um acordo pode estar sendo elaborado para que ele dispute um cargo majoritário em 2030, embora os detalhes permaneçam incertos.

No cenário eleitoral, o senador Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) estão se posicionando como candidatos ao Senado, ambos aliados do governador Rafael Fonteles. As pesquisas atuais indicam que Marcelo Castro possui mais chances de ser reeleito na base do governo, em comparação ao seu colega Júlio César. Além disso, Ciro Nogueira surge como um concorrente forte, buscando a reeleição e fechando acordos com a maioria dos prefeitos piauienses.

Jà o deputado estadual João Márcio, um dos caciques do MDB, comentou durante entrevista ao portal TVN Piaui que a possibilidade de Vinícius Dias entrar na disputa foi apenas “conversa fiada”, reforçando a ideia de que as articulações políticas estão em constante mudança. Com isso, o cenário político do Piauí se desenha de maneira dinâmica, refletindo as tensões e as alianças que moldarão as eleições de 2026.

Veja as entrevistas com Marcelo Castro e João Madson:

No próximo domingo é esperada uma reunião com Rafael fonteles, Wellington Dias, Washington Bandeira e caciques do Partido dos Trabalhadores em Teresina. De lá, deve sair alguma definição e extrategia para as eleições de Lula e Rafael.

Banner


Deixe um comentário

Portal MPiauí