As quatro maternidades vinculadas à Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina estão promovendo esta semana uma mobilização alusiva ao Outubro Verde, mês de conscientização sobre a sífilis gestacional e congênita – doença infectocontagiosa caracterizada pela transmissão da sífilis da mãe para o feto ou para o recém-nascido. Ontem (24) foi realizada atividade na Maternidade Wall Ferraz, hoje (25) é a vez da maternidade do Satélite, amanhã (26) é a vez da Maternidade Buenos Aires e sexta-feira, dia 27, finaliza a semana de ações na Maternidade Promorar.
As programações nas maternidades incluem testagem rápida para sífilis, rodas de conversa sobre a temática e apresentações de dados epidemiológicos de sífilis em gestante e congênita. “Estamos intensificando as ações de testagem para rastrear e tratar pessoas com sífilis, a fim de reduzir e/ou eliminar a transmissão vertical deste agravo”, informa Vanessa Matos, chefe do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da FMS.
As ações fazem parte da 3ª Semana Municipal de Mobilização contra a Sífilis nas Maternidades, que visa enfatizar diversas estratégias para o controle da doença, a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis como infecção sexualmente transmissível, especialmente na gestante e parceria sexual. O Outubro Verde é um movimento de grande importância para a saúde pública, e foi lançado mediante a Lei Nacional nº 3.430/2017 que instituiu o terceiro sábado de outubro de cada ano como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Dessa forma, o mês de outubro também está dedicado à conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita, doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum.