A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), dá continuidade nesta semana às matrículas novas da Rede Municipal de Ensino. A partir desta segunda-feira (22) e até a sexta-feira (26) estão sendo realizadas as matrículas para o Ensino Fundamental Regular (1° ao 9° ano) e para o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Este ano, as novas matrículas estão sendo feitas on-line em 155 unidades de ensino. Os interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de matrícula (SIGMA) Online via web no endereço https://sigma.pmt.pi.gov.br/ ou por meio do aplicativo baixado pelo Play Store em smartphones de sistemas Android e App Store para IOS. A lista de escolas e CMEIs que realizarão matrículas on-line via SIGMA está disponível no link https://semec.pmt.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/46/2024/01/MATR%C3%8DCULAS-2024_ANEXO-IV_RELA%C3%87%C3%83O-DAS-UNIDADES-DE-ENSINO-COM-MATR%C3%8DCULAS-NOVAS-ONLINE-1.pdf.
Na plataforma, o procedimento de matrícula é realizado em duas etapas: os pais de alunos devem realizar a pré-matrícula pelo sistema e posteriormente a gestão escolar de cada unidade avaliará a solicitação e procederá com a Confirmação de Matrícula. Os pais ou responsáveis devem estar cadastrados na plataforma SIGMA, com um usuário e senha para entrar no aplicativo. Caso ainda não tenha sido feito, o usuário deve clicar em ‘Primeiro Acesso’, escolher o nível de participação (‘Usuário’ para pais/ responsáveis) e preencher os dados pessoais exigidos. A plataforma possui ainda a sessão ‘Tutoriais’, que mostra o passo a passo de cadastro e uso do sistema.
Para realização de matrículas novas, sejam na modalidade on-line via SIGMA, sejam de forma presencial nas instituições de ensino, serão necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento de estudante, Cadastro de Pessoa Física (CPF) de estudantes e responsáveis legais, Número de Identificação Social (NIS) de beneficiários do Bolsa Família, fatura de conta de água como comprovante de endereço com Código de Endereçamento Postal (CEP), foto 3×4 atualizada, cartão de vacina atualizado e laudo comprobatório para estudante com deficiência física (no SIGMA, deve ser anexada a versão digitalizada deste documento). Para efetuar matrículas do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para a EJA é necessária a apresentação do histórico escolar do estudante como comprovação do nível em que deve ser matriculado.
Confira o Edital de Matrículas Escolares com todas as informações no link https://semec.pmt.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/46/2023/11/EDITAL-DE-MATR%C3%8DCULAS-2024.pdf.