O médico Gilberto Albuquerque será o novo presidente da Fundação Municipal de Saúde na gestão de Dr. Pessoa (MDB). Albuquerque integra a equipe de transição e já começa a receber as informações sobre a situação da saúde na cidade e as medidas urgentes que precisam ser adotadas devido a pandemia.
Uma das medidas, que o novo secretário deverá anunciar ainda em janeiro, é se fecha ou mantém os hospitais de campanha que atuam no tratamento da Covid-19. Atualmente a Prefeitura mantém o Hospital Pedro Balsi na UFPI e o Hospital João Claudino Fernandes no HUT.
Gilberto já foi diretor geral da Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde trabalhou junto com o Dr. Pessoa e atualmente é o diretor geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV).
Na definição da equipe, Dr. Pessoa não abre mão de indicar cinco secretarias que são de extrema confiança e de indicação pessoal: a de Finanças, que será ocupada pelo vice-prefeito Robert Rios, que já foi secretário Estadual de Segurança; a Secretaria de Educação, que será ocupada pelo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Nouga Cardoso; a Secretaria de Governo, será o ex-deputado estadual Adolfo Nunes; a Secretaria de Comunicação que será ocupada por Arnaldo Ribeiro e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que é o médico Gilberto Albuquerque.
Ao assumir, Dr. Pessoa pretende criar a Secretaria de Saúde e colocar a FMS voltada para atenção básica. O médico Gilberto será o secretário da pasta.
Ainda hoje, há a previsão que Dr. Pessoa receba o relatório da transição com a situação financeira e administrativa da Prefeitura de Teresina.
Nomes apontados como certos no primeiro escalão do prefeito eleito Dr. Pessoa:
Comunicação – Arnaldo Ribeiro
Educação – Nouga Cardoso
Planejamento – João Henrique Sousa
Administração – Admilson Lustosa
Finanças – Robert Rios
Governo – Adolfo Nunes
Segurança – coronel Nixon Frota
Assistência Social – Liana Lago