Com a proposta central de aproximar a pesquisa da realidade clínica, desenvolvendo métodos diagnósticos inovadores e mais ágeis, com impacto direto na vida de crianças e adolescentes, o Núcleo Transdisciplinar de Investigação em Saúde da Criança e do Adolescente, vinculado ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oferta exames de alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O diferencial mais recente e de maior impacto é o método pioneiro de diagnóstico rápido para tumores sólidos pediátricos, uma inovação desenvolvida no próprio IPPMG, patenteada em 2020 e atualmente aplicada em sete países. A nova técnica, baseada em citometria de fluxo, reduz drasticamente o tempo de diagnóstico desses tumores, passando de cerca de 20 dias (média da análise histopatológica tradicional) para apenas um dia.
“Se a criança é operada pela manhã, o resultado do exame fica pronto no mesmo dia. Isso faz uma diferença monstruosa para quem está em situação crítica”, destaca a professora Elaine Sobral da Costa, coordenadora do Núcleo Transdisciplinar de Investigação em Saúde da Criança e do Adolescente.
A trajetória até esse avanço envolveu um esforço coletivo de pesquisadores da UFRJ e de outras instituições, reunidos no EuroFlow Consortium, um consórcio internacional que inclui centros de pesquisa de diversos países europeus.
Fora o método de diagnóstico rápido para tumores, o Núcleo realiza uma gama variada de exames. Além do atendimento ao IPPMG e ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/CH-UFRJ), o Núcleo presta suporte diagnóstico para outras unidades públicas, como o Hospital da Lagoa, o Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) e, eventualmente, para o Instituto Nacional de Câncer (Inca), sempre priorizando pacientes do SUS.
“O que fazemos aqui é ciência aplicada à vida real. Cada diagnóstico rápido que entregamos é uma chance a mais para uma criança começar o tratamento a tempo”, informa Elaine.
O método de diagnóstico rápido de tumores pediátricos foi detalhado em um artigo publicado na revista Cancers em 2021. Antes disso, em 2013, os primeiros resultados da equipe sobre o tema saíram na PLoS One. Outro estudo de destaque, também na Cancers, em 2022, investigou o microambiente da medula óssea em casos de leucemia aguda infantil, com foco na relação entre células estromais e risco de recaída (leia aqui). Mais recentemente, em 2023, o grupo participou de um estudo sobre mieloma múltiplo, reforçando a capacidade de diagnóstico e monitoramento da doença residual mínima no Brasil.
Rede Ebserh
O CH-UFRJ é administrado pela Ebserh, desde junho de 2024, e abrange o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e a Maternidade Escola (ME). Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.