O Ministério Público do Estado do Piaui, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e TCE, realizou nesta quarta-feira, 9 de setembro, a operação “Cartão Vermelho”. O objetivo foi cumprir 13 (treze) mandados de busca e apreensão expedidos pela Des. Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, uma vez que um dos investigados têm foro por prerrogativa de função. Dos mandados cumpridos, 04 (quatro) foram executados no município de Amarante, 01 (um) em Campo Maior, 01 (um) em Valença do Piaui e 07 (sete) em Teresina.
A investigação, conduzida pelo GAECO, apura desvio de recursos públicos, organização criminosa, corrupção ativa e peculato, lavagem de dinheiro e fraude à licitação, envolvendo contratos de empresas com o município de Amarante para gerenciamento de abastecimento de combustíveis de veículos por postos credenciados; para execução de obras públicas; para manutenção de poços tubulares e para locação de veículos e transporte escolar.
O valor dos contratos, entre os anos de 2017 a 2019, giram em torno de R$ 6.356.035,04 (seis milhões, trezentos e cinquenta e seis mil, trinta e cinco reais e quatro centavos), dos quais há fortes indícios de desvio de recursos públicos, pagamentos para “laranjas”, superfaturamento de serviços e inexecução de obras públicas.
O cumprimento dos mandados contou com a participação de promotores de Justiça, delegados e equipes de agentes da polícia civil, militares, servidores do Ministério Público e do TCE.
A operação resultou na apreensão de celulares, notebooks, pen drives, computadores, um cofre e documentos envolvendo contratos com a administração pública municipal.
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí – MPPI