A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu hoje (06) o segundo Mutirão do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. Foram ofertadas consultas nas áreas de cardiologia, ortopedia, oftalmologia, endocrinologia e dermatologia, além de exames como raio x e eletrocardiograma.
O objetivo é reduzir a fila de espera de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina. Estão programadas mais três edições com as especialidades de maior demanda, sempre aos sábados das 8h às 14h. A expectativa é que ao fim dos cinco mutirões sejam atendidos mais de cinco mil pacientes.
O presidente da FMS, Ítalo Costa, conferiu de perto o andamento do mutirão e constatou o sucesso da ação. “Estamos com muita procura e muitos pacientes sendo atendidos. Seguiremos os atendimentos para dar vazão as filas e diminuir o tempo de espera destes pacientes”, disse.
Maria de Fátima Araújo compareceu ao mutirão para uma consulta com o cardiologista. Ela conta que estava aguardando a consulta desde o ano passado, e ficou muito feliz quando foi chamada. “Eu não queria vir porque achava que ia ser demorado, por ser mutirão, mas achei tudo super rápido, a gente não está nem acreditando. Agora estamos esperando a regulação pros exames que o médico pediu”, conta.
O critério para ser atendido nos mutirões é a ordem do paciente na fila de espera da regulação do SUS. A estratégia é contatar os pacientes via whatsapp e através do agente de saúde da área. O paciente que já está na fila de espera pode procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e saber mais informações sobre os encaminhamentos para a ação.
No primeiro mutirão foi ofertado atendimento exclusivo para o público feminino, com consultas ginecológicas e exames de imagem.