Botafogo e Flamengo fazem o último clássico do ano entre si, nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Estádio Nilton Santos, pela 28ª rodada do Brasileirão. A apenas três pontos do Mirassol, quarto colocado, o Alvinegro briga para entrar no G4. Enquanto o Rubro-Negro, que perdeu a liderança na última rodada, quer diminuir a distância para o Palmeiras.
A partida será transmitida ao vivo e com exclusividade na TV aberta pela RECORD, a partir das 19h. No R7 e no RecordPlus, você acompanha tudo do jogo a partir das 18h30, sob o comando de Zé Luiz e o Desimpedidos.
Flamengo quer evitar tropeços
O time comandado por Filipe Luís não quer deixar o Palmeiras escapar de vista na liderança do Brasileirão. Ao golear o Juventude por 4 a 1, o Verdão construiu uma vantagem de três pontos para o principal adversário ao título. No próximo domingo (19), as equipes se enfrentam em um confronto direto que pode definir o campeão brasileiro de 2025.
Para chegar bem na partida decisiva, o Flamengo não quer perder pontos contra o Botafogo. A equipe rubro-negra teve alguns tropeços nas últimas rodadas. Perdeu para o Bahia por 1 a 0 e empatou com Cruzeiro, Vasco e Grêmio. Além de vencer o Corinthians no sufoco com um gol nos últimos minutos de Luiz Araújo.
Botafogo tem lista extensa de desfalques
O Botafogo não contará com peças importantes para o clássico contra o Flamengo. Dois jovens do clube se lesionaram durante a Copa do Mundo sub-20: o meia argentino Álvaro Montoro, que fraturou a clavícula direita, e o colombiano Jordan Barrera, que sofreu lesão na perna esquerda e deixou a partida contra a Espanha chorando.
Além dos dois jogadores, Bastos, Kaio Pantaleão, Danilo e Neto estão lesionados e não jogam. Newton está suspenso e também está fora da partida.
Mas não só as lesões que atrapalham o planejamento de Davide Ancelotti para a 28ª rodada. O técnico também não deve contar com o lateral-direito Vitinho, que foi convocado para representar a seleção brasileira nos amistosos contra Coreia do Sul e Japão.
Flamengo tem retorno importante
O Flamengo terá um reforço de peso para o clássico contra o Botafogo: o volante Erick Pulgar, considerado motorzinho da equipe, retorna aos gramados após três meses da cirurgia no pé direito. O chileno já deve reforçar a equipe nesta quarta-feira (15).
Sem convocados nessa Data Fifa, Filipe Luís teve todo o elenco à disposição para a preparação para o retorno do Brasileirão. Além da recuperação dos lesionados, o técnico estudou mudanças no esquema por conta da briga acirrada no meio-campo.
Rubro-Negro tem três dúvidas no meio-campo
O Flamengo não poderá contar com Danilo e Wallace Yan para o clássico diante do Botafogo, pois os atletas foram expulsos na derrota para o Bahia. Além deles, a equipe tem três dúvidas no meio-campo. Saúl trata dores no tornozelo esquerdo, e o clube adota uma postura cautelosa quanto ao aproveitamento do jogador.
De la Cruz e Allan podem ser poupados da partida no Estádio Nilton Santos, pois apresentam sensibilidade ao gramado sintético.
Rubro-Negro tem vantagem nos clássicos em 2025
Botafogo e Flamengo já fizeram três clássicos em 2025, com duas vitórias do Rubro-Negro no Campeonato Carioca e um empate sem gols no primeiro turno do Brasileirão.
No histórico geral, o Flamengo tem uma ampla vantagem com 131 vitórias contra 107 do Botafogo. Contudo, no Brasileirão de 2024, o Alvinegro venceu as duas partidas contra o Rubro-Negro, uma delas por 4 a 1, que foi um dos jogos definitivos para o título da equipe carioca naquela temporada.
Fonte Portal R7