A nova reitora da UFPI (Universidade Federal do Piauí), Nadir Nogueira, afirmou nesta quarta-feira (6) que fará uma gestão participativa com prioridade nos estudantes e combate na evasão e retenção de universitários. É a primeira mulher reitora de uma das maiores instituições de ensino do estado. Opresidente Lula assinou a nomeação de Nadir e do professor Edmilson Miranda, em chapa eleita com 48,30% dos votos em consulta popular.
“É um protagonismo da mulher que vem demarcar na história a questão de gênero. Vamos priorizar a gestão participativa, de diálogo, voltado principalmente para o estudante. Pela primeira vez a oposição está unida e essa vitória é da união e vamos trabalhar com diálogo, respeito”, disse Nadir Nogueira.
Ela informou que a transição com o reitor Gildásio Guedes ocorre com tranquilidade e a posse será no dia 21 de novembro.
A nova reitora ressaltou ainda que vai definir um plano de gestão para os primeiros 180 dias.
Nadir vai gerir um orçamento de R$ 123 milhões.
“Essa vitória veio de uma união de dois grupos que estiveram em lados opostos e isso já marca, que sinaliza o diálogo que é a nossa característica. Nós trouxemos dois grupos opostos, mas tínhamos em comum a defesa da universidade. A universidade como uma das maiores instituições de ensino de maiores patrimônios do estado do Piauí. E é nesse pensamento, é nessa perspectiva que nós iremos trabalhar com diálogo, o respeito e acima de tudo a Universidade Federal do Piauí”.