No Dia Nacional da Alfabetização, 14 de novembro, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), reforça seu compromisso em promover a educação e combater o analfabetismo. Por meio de uma série de iniciativas, a Semec busca criar um ambiente propício para o aprendizado, reconhecendo a alfabetização como um pilar fundamental para o desenvolvimento social. Uma das ações realizadas em 2023 pela Semec, em celebração ao Dia Nacional da Alfabetização, foi o lançamento do Currículo da Educação Infantil. O objetivo é oferecer à sociedade teresinense um guia sólido para aprimorar a qualidade da educação nas primeiras etapas de formação. O documento está em total sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, resultado de análises minuciosas, pesquisas de documentos legais, estudos aprofundados da BNCC e contribuições teóricas, incluindo a Neurociência. Além disso, a Semec conquistou o Selo UNESCO para 14 escolas da Rede Municipal de Educação. Em 2023, foram concedidos 16 selos para unidades de ensino no Piauí e 14 ficaram com Teresina.  A obtenção desse selo, que reforça o compromisso da Semec com a educação inclusiva e acessível, envolve a avaliação criteriosa dos projetos pedagógicos das escolas. Emitido diretamente de Paris, o Selo UNESCO destaca a importância das iniciativas da Secretaria em criar um ambiente educacional que motive e prepare os estudantes para os desafios futuros. O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, destaca que a Semec vai além das salas de aula, acreditando que o ensino e a alfabetização começam em casa. Desde as primeiras palavras da criança, a Semec busca dar continuidade na qualificação educacional dos alunos para garantir um futuro promissor para os pequenos cidadãos de Teresina. A Secretaria investe na capacitação contínua de seus educadores, promovendo formações, palestras e treinamentos para aprimorar os métodos de ensino. “A Semec está comprometida não apenas em transmitir conhecimentos acadêmicos, mas em cultivar um ambiente educacional que estimula o aprendizado desde os primeiros anos. Acreditamos que a parceria entre casa e escola é fundamental para atender as atuais e futuras gerações”, enfatiza o secretário Nouga Cardoso.

No Dia Nacional da Alfabetização, 14 de novembro, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), reforça seu compromisso em promover a educação e combater o analfabetismo. Por meio de uma série de iniciativas, a Semec busca criar um ambiente propício para o aprendizado, reconhecendo a alfabetização como um pilar fundamental para o desenvolvimento social.

Uma das ações realizadas em 2023 pela Semec, em celebração ao Dia Nacional da Alfabetização, foi o lançamento do Currículo da Educação Infantil. O objetivo é oferecer à sociedade teresinense um guia sólido para aprimorar a qualidade da educação nas primeiras etapas de formação. O documento está em total sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, resultado de análises minuciosas, pesquisas de documentos legais, estudos aprofundados da BNCC e contribuições teóricas, incluindo a Neurociência.

Além disso, a Semec conquistou o Selo UNESCO para 14 escolas da Rede Municipal de Educação. Em 2023, foram concedidos 16 selos para unidades de ensino no Piauí e 14 ficaram com Teresina.  A obtenção desse selo, que reforça o compromisso da Semec com a educação inclusiva e acessível, envolve a avaliação criteriosa dos projetos pedagógicos das escolas. Emitido diretamente de Paris, o Selo UNESCO destaca a importância das iniciativas da Secretaria em criar um ambiente educacional que motive e prepare os estudantes para os desafios futuros.

O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, destaca que a Semec vai além das salas de aula, acreditando que o ensino e a alfabetização começam em casa. Desde as primeiras palavras da criança, a Semec busca dar continuidade na qualificação educacional dos alunos para garantir um futuro promissor para os pequenos cidadãos de Teresina. A Secretaria investe na capacitação contínua de seus educadores, promovendo formações, palestras e treinamentos para aprimorar os métodos de ensino.

“A Semec está comprometida não apenas em transmitir conhecimentos acadêmicos, mas em cultivar um ambiente educacional que estimula o aprendizado desde os primeiros anos. Acreditamos que a parceria entre casa e escola é fundamental para atender as atuais e futuras gerações”, enfatiza o secretário Nouga Cardoso.