[ad_1]
O deputado estadual Georgiano Neto (MDB), participou do programa IelTV desta segunda-feira (20), ocasião em que fez várias declarações sobre os seus próximos passos na política, com destaque para as conversas com governador Rafael Fonteles sobre mais espaço do PSD no governo e ainda a composição da chapa governista nas eleições de 2026.
Apesar de ser filiado ao MDB, o deputado foi indagado sobre situações que envolvem o PSD, como por exemplo, se há alguma conversa no sentido da sigla ter mais espaço no Governo, tendo em vista o desempenho que obteve nas últimas eleições municipais.
Mais espaços no Governo
Sobre esses espaços, Georgiano Neto respondeu que após as eleições só esteve com o governador uma única vez, ocasião em que foi apresentado o desempenho do partido em 2022 o que, de acordo com o deputado, deixou Fonteles “muito satisfeito”.
“Com relação a mais espaço isso cabe ao governador reconhecer. O que é que eu disse a ele? Governador, o senhor precisa valorizar os times que tem que realmente tem densidade eleitoral, quem tem mostrado resultado”, disse o deputado.
Sobre 2026
Sobre o pleito de 2026, especialmente sobre o alinhamento nacional do partido, o deputado foi questionado se há uma perspectiva de consolidação do PSD na base do governo Lula, ou se poderá ocorrer uma mudança.
Em resposta, Georgiano disse que o PSD dá muita liberdade aos filiados, ressaltando que na última eleição a sigla não tomou partido, mas sugeriu que há probabilidade de apoiar a reeleição do presidente Lula, ou liberar os diretórios.
“Com relação a 2026 tem muita especulação. Na verdade existe possibilidade do partido tá com o presidente Lula, tá com a direita, que eu acho mais remota, ou ficar neutro. Eu acho que a tendência do PSD pra 2026 ou é apoiar a reeleição do presidente Lula ou ficar neutro, liberando os diretório regionais”, disse Georgiano.
Júlio César no senado
Já sobre a possível candidatura do seu pai, deputado Júlio Cesar, ao cargo de senador na chapa governista, Georgiano respondeu que o que espera é o reconhecimento da força política do PSD por parte do governador Rafael Fonteles.
“Olha, o nome do deputado Júlio César está posto como pré-candidato a senador. O que nós queremos é o reconhecimento pelo que o nosso partido e nosso grupo representa. A gente confia muito no governador. O governador é muito sensível as demandas apresentadas pelo nosso time. Inclusive ele já deu entrevista sobre isso, dizendo que a chapa majoritária será formada por PT, MDB e PSD”, disse o deputado.
Em outro trecho, quando perguntado sobre um possível recuo da vaga de senador, Georgiano respondeu que busca fazer política fazendo justiça, sendo correto com os amigos e aliados, respeitando a densidade eleitoral, dando a entender que não haverá recuo, pelo menos voluntariamente.
Venceremos de qualquer jeito
Quando perguntado se a aproximação do Progressistas com PT, em Brasília, poderia refletir na chapa governista do Piauí, Georgiano disse que o atual time do governo é muito forte, independente do apoio da oposição, sugerindo que o alinhamento de Brasília não interfere na composição PT-MDB-PSD.
“Olha, o nosso time é muito forte. É um time que tem tido sucessivas vitórias, independente de ter apoio do campo da oposição. Eu particularmente acho que a gente vence as eleições e elege os dois senadores, independentemente de ter o apoio, ou não, de alguns segmentos da oposição”, concluiu Georgiano Neto.
Fonte Conecta Piauí