Um almoço restrito com cerca de 50 lideranças políticas, o ex-presidente Lula afirmou nesta terça-feira (17), em Teresina, que não teme uma terceira via nas eleições de 2022. Lula lembrou que desde que disputou a presidência da República, enfrentou candidatos de vários partidos e por isso não se opõe a ideia de vários partidos lançarem nomes. Na conversa, o ex-presidente garantiu que se não for para o segundo turno, apoiará qualquer candidato que fizer oposição ao presidente Jair Bolsonaro.
No hotel Blue Tree, Lula se reuniu com lideranças de nove partidos com a presença do governador do Wellington Dias (PT). Participaram do encontro, dirigentes do MDB, PSD, PCdoB, PL, PTB, PSB, Solidariedade, Cidadania e PDT, além da bancada do PT no estado.
O almoço contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) e o ex-governador do Piauí, Wilson Martins, do PSB, que recentemente voltou para a base aliada dos petistas. No aeroporto, o empresário e ex-senador João Vicente Claudino (PTB), que já declarou apoio a pré-candidatura de Ciro Nogueira (Progressistas), recepcionou o ex-presidente.
O deputado estadual, Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade, confirmou que Lula se colocou como pré-candidato a Presidência da República e que não é contra candidaturas da base aliada. “Ele disse que é candidato a presidente para derrotar o genocida e que pode ter mais de uma candidatura e que mais importante é no segundo turno estarem todos juntos discutindo programas de governo”.
Evaldo destacou que o Diretório Nacional do Solidariedade já fechou com o Lula. “Pra mim no estado é perfeito, porque sempre votei no Lula e ele é meu eterno presidente”, disse Evaldo Gomes.
Defendeu as federações de partido
Zé Carvalho, do PC do B, informou que Lula defendeu as federações de partidos, deu um panorama político do País e da necessidade do pobre ser incluído no orçamento público.
“Lula garantiu que vai lutar para ir ao segundo turno, mas se não for, apoiará qualquer candidato contra Bolsonaro. A reunião foi muito proveitosa, Lula se mostrou com disposição, animado para uma pré-candidatura”, disse Zé Carvalho.
Na capital piauiense, Lula também terá encontro com empresários nesta quarta-feira.
No terceiro dia de viagem ao Nordeste, o ex-presidente destacou o legado do PT no estado do Piauí e provocou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao fazer um discurso usando a máscara.
Agenda de quarta-feira (18)
9h30 – visita no Ceir
11h30 – coletiva com imprensa no hotel Blue Tree.
12h30 – almoço com empresários
(*) fonte cidadeverde.