O América-MG está na final do Campeonato Mineiro pelo segundo ano consecutivo, afinal empatou com o Cruzeiro em 1 a 1 neste sábado (22) no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG). Como o placar no Mineirão também ficou no 1 a 1 a decisão ficou para a marca da cal e o Coelho levou a melhor: 4 a 2. A disputa do título será contra Atlético-MG ou Tombense, que se enfrentam mais tarde. O Galo venceu o jogo de ida por 2 a 0.
Na hora das penalidades, o arqueiro do Coelho pegou a primeira ao usar a mão direita para espalmar o chute de William. O outro lateral, Marlon, também errou ao bater para fora, à esquerda da trave. Já Matheus Henrique e Gabigol acertaram. Elizari, Cauan Barros, Jonathas e Marlon converteram para os donos da casa, enquanto Figueiredo praticamente recuou e Cássio alcançou.
Com este resultado o América ampliou para 29 jogos uma invencibilidade dentro de seu estádio: são 19 vitórias e dez empates desde 8 de novembro de 2023, quando foi derrotado pelo Coritiba por 3 a 0, pelo Brasileirão. O Cruzeiro, por sua vez, igualou o quarto maior jejum de títulos do Campeonato Mineiro – seis edições sem vencer, afinal a última vez que levantou a taça foi em 2019. A maior “seca” de conquistas foi entre 1946 e 1955.