Saúde de Água Branca promove 1º Encontro Municipal de Pais, Cuidadores e Pessoas Autistas
MPiauí
34 visualizações
No próximo dia 17 de abril, a Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar o 1º Encontro Municipal de Pais, Cuidadores e Pessoas Autistas. O evento, aberto ao público, vai acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 7h30, e tem como tema “É apenas uma maneira diferente de ver o mundo, um jeito único de ser”.
O 1º Encontro Municipal de Pais, Cuidadores e Pessoas Autistas vai contar com palestras de equipe multiprofissional, formada por médico, psicólogo, enfermeiro, fonoaudiólogo, pedagogo, entre outros.
A fisioterapeuta Eleale Leal, coordenadora do Encontro, afirma que o evento visa esclarecer aos participantes pontos importantes sobre a realidade dos autistas e promover qualidade de vida a esse público. “Do ponto de vista terapêutico, queremos promover a superação de comportamentos inadequados através do reforço positivo ou do treinamento de omissão, tornando o indivíduo cada vez mais autônomo e organizado para responder as demandas do ambiente. No que diz respeito ao convício social, queremos proporcionar experiências em grupo, trabalhando a interação e comunicação de forma gradativa; além de estimular o estreitamento dos vínculos entre pais, cuidadores e familiares de pessoas autista”, explica.
Programação:
07h30 – Inscrição dos participantes
8h – Abertura (formação de mesa de honra com os organizadores e autoridades políticas)
8h20 – Palestras
9h30 – Apresentação artística
9h40 – Palestras
12h – Encerramento e coffee break
Confira a lista de palestrantes:
Joelma Brito da Silva - Especialista em Saúde Mental; Especialista em Saúde da Família e Comunidade; Especialista em Saúde da Pessoa Idosa.
Zoara Midiã de Oliveira Sales - Fonoaudióloga especialista em motricidade orofacial e disfagia; Fonoaudióloga educacional; Especialista em comunicação; Especialista em teste da Orelhinha e teste da linguinha.
Francisca Maria Alves de Andrade - Licenciada em Letras/Português; Formação em Neuropsicopedagogia Clínica; Especialista em Psicopedagogia; Especialista em Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado; Especializanda em Análise do Comportamento Aplicada - ABA.
Zenaide Alves Soares - Psicóloga, especialista em saúde mental, especialista em atenção psicossocial, especialista em psicologia clínica.
Notícias Relacionadas
Saude
Piauí investiga caso provável de Febre do Nilo Ocidental em mulher de 35 anos
30 dias atrás
|
25/08/2026
Saude
Tatuagem, mounjaro e rinite: confira as novas regras para doação de sangue no PI
1 mês atrás
|
11/08/2026
A portaria do Ministério da Saúde foi publicada no dia 2 de julho e passa a valer no país a partir do dia 30 de setembro