Em entrevista a um canal de TV de Teresina nestata quinta-feira (22), o novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Paulo Henrique, anunciou a realização de concurso público para contratação de professores efetivos em 2027. “Nós estamos planejando um diálogo para, no próximo ano, termos um concurso, sim, de professores efetivos”, disse ele.
Na oportunidade, o gestor pontuou que essa foi uma das bandeiras da sua campanha pela reitoria e afirmou que o intuito com a realização de um novo concurso é “erradicar um problema histórico” relacionado a falta de professores efetivos na instituição UESPI.
“Em média, temos cerca de 300 disciplinas a cada semestre sem professores. Precisamos repor esse quadro docente para que o aluno tenha o direito exercido plenamente de, ao entrar na Universidade, ter todas as disciplinas ofertadas. Esse é um compromisso da atual gestão, pactuado com o governo do Estado”, declarou o reitor.
A expectativa é que o futuro certame contemple todas as áreas de ensino. “Precisamos fazer uma análise diagnóstica mais precisa de quais são os campi e os cursos que têm real necessidade de professor efetivo. Sabemos que ela existe, mas tenho que apresentar para o governo a necessidade real, para que possamos fazer um concurso”, ressaltou.
Além disso, Paulo Henrique também informou que a administração universitária está trabalhando a implantação do piso da educação para os professores auxiliares 40 horas, já autorizado pelo Executivo estadual. A previsão é que essa complementação dos salários ocorra somente no próximo ano.
“Estamos na fase do planejamento, dialogando com a categoria para prever a repercussão desse aumento ao longo da carreira. É natural que isso demande um tempo para que esse estudo seja finalizado e nós tenhamos ainda o desenho da peça orçamentária que vai ser validada este ano, para que o efeito ocorra a partir do ano de 2027”, concluiu.
